O Twitter anunciou que está se juntando aos seus primos em tecnologia Google e Facebook, e banindo anúncios relacionados a criptomoedas, incluindo aqueles de ICOs, vendas de token, carteiras, e possivelmente até casas de câmbio de criptomoedas. Com milhares de novos tokens no espaço amplamente desregulado das criptomoedas — muitos dos quais são provavelmente fraudes — plataformas de anúncio digital tais como o Twitter estão cautelosas.
O Bitcoin não precisa de propagandas
O CEO Jack Dorsey é um grande fã de Bitcoin. Até mesmo disse ao Times of London que acredita que o Bitcoin se tornará a “moeda única” do mundo na próxima década. Alguns usuários do Bitcoin observaram que o Bitcoin não tem um departamento de marketing e que portanto não depende de anúncios. Ao se livrar de todos os anúncios, o Twitter jogará uma bomba nas fraudes de carteiras e ICOs, portanto protegendo as pessoas de se prejudicarem no espaço das moedas digitais.
Claro, a série de proibições para propagandas nos maiores anunciantes digitais do mundo deixou as coisas mais difíceis para os esforços de marketing da Dash. A Dash, certamente, tem um time de marketing, e o seu chefe, Fernando Guiterrez, teve que mudar a estratégia do time devido às proibições repentinas para anúncios. Pelo menos uma campanha que se planejava lançar no Facebook foi cancelada.
Melhor dar um jeito, rápido
As companhias de tecnologia precisam ser cuidadosas para não jogar o bebê fora com a água do banho. Se as criptomoedas se tornarão tão grandes quanto tantos preveem, com Tom Lee do Fundstrat prevendo Bitcoin a 90 000 USD em 2020, produtos relacionados a criptomoedas podem acabar englobando uma área de demanda significativa de propagandas. Enquanto provavelmente é prudente que esses gigantes da tecnologia tenham cuidado, até mesmo chegando ao excesso, talvez eles queiram gastar algum tempo aprimorando suas diretrizes e achando maneiras de diferenciar fraudes de companhias ou projetos legítimos.
Se o CEO do Twitter estiver certo, e o Bitcoin se tornar a moeda dominante no mundo, então haverá muitas companhias relacionadas ao Bitcoin buscando gastar seus gordos dólares de propaganda. Se Dorsey realmente é tão otimista com o Bitcoin quanto diz ser, ele deveria começar a pensar sobre como as diretrizes de anúncios do Twitter irão ser nessa época. Ironicamente, Dorsey também é o CEO da Square, cujo popular app Square Cash recentemente integrou o Bitcoin. Faz você se perguntar se ainda se permite que o Square Cash anuncie no Twitter…