A rede da Dash processou um número histórico de transações durante um teste de stress recente, superando bastante o recorde anterior do Bitcoin Cash para uma rede baseada no Bitcoin.
No dia 11 de Novembro, um teste de stress planejado foi lançado pela rede da Dash, executado pela Delta Engine, a companhia por trás da MyDashWallet. O teste de stress quebrou os recordes anteriores alcançando mais de 3 milhões de transações em um período de 24 horas, ultrapassando o pico anterior de 464 000 durante um teste de stress improvisado em Julho deste ano, e ultrapassando em quase 50% o recorde anterior para blockchains baseadas no Bitcoin, estabelecido em Setembro pelo Bitcoin Cash com 2.1 milhões de transações.
One would assume that it’d be of strong interest & importance for dedicated #cryptocurrency publications to report & provide coverage on yesterdays #Dash stress-test that led to a new record ATH of 3 million transactions in ? 24 hour period on #Blockchain. ??? #StayDashy ? pic.twitter.com/IerBojru9Y
— Mark Mason (@StayDashy) November 12, 2018
Pesquisas sobre redimensionamento foram conduzidas anteriormente pela Arizona State University, concluindo que a Dash poderia facilmente se redimensionar para níveis próximos do PayPal com relativa facilidade. Este novo teste de stress mostra que mesmo com blocos de 2 mb, a Dash pode processar uma carga de transações praticamente dez vezes maior que a que engasgou a rede do Bitcoin no fim de 2017.
A rede da Dash lidou com a carga com perturbações mínimas
A rede da Dash processou a carga repentina e sem precedentes de transação com relativa facilidade. De acordo com os dados do BitInfoCharts, as taxas medianas de transação durante o evento permaneceram em geral nos mesmo 0.03 centavos, enquanto a taxa média caiu para aproximadamente o mesmo devido ao alto número de transações com taxas baixas puxando a média para baixo. O acúmulo mempool de transações acumuladas sem confirmação, geralmente vazio, subiu para um pico de quase 31 000 transações pendentes durante o teste.
Algumas interrupções ocorreram, apesar da rede rodar muito bem em geral de acordo com o CEO do DeltaEngine Benjamin Nitschke:
“Com base nos nossos 6 nós que tínhamos em execução para serviços, etc., nenhum deles ficou acima dos 2%, e todos eles fizeram o download dos 500 mb extras de dados dos blocos durante o teste de stress de 24 horas sem problemas. Mas vários masternodes e alguns exploradores experimentaram crashs, provavelmente devido a problemas de memória ou falta de espaço. Alguns usuários reportaram uso de 100% da CPU, mas não vimos isso em nó algum por nós mesmos.”
Durante o teste, a taxa de blocos órfãos subiu para seis. Isto é mais do que o normal, que tipicamente tem um dia com cerca de dois órfão a cada 1-2 semanas, apesar de ser significativamente menos que o pico recente de 54 órfãos em 28 de Dezembro do ano passado, e o recorde de 286 órfãos em Agosto de 2016. Ambos ocorreram antes da Dash ter implementado blocos compactos. Durante este tempo, enquanto a grande maioria da rede de masternodes correu suavemente, aproximadamente 68 masternodes, ou cerca de 1.4% da rede, caiu, incapaz de lidar com a carga de transações.
A rede de masternodes é incentivada com 45% da recompensa do bloco, assim como com algumas taxas, para permanecerem online e manterem a Dash correndo suavemente. Nós que saem do ar por algum motivo são expulsos para o final da fila de pagamento e portanto perdem renda, incentivando a rede tanto quanto possível para permanecer online e funcionando a todo instante.
Está demonstrado que redimensionamento on-chain é viável para suportar ampla adoção
Testes de stress significativos como esse demonstram na prática a habilidade anteriormente teórica da rede da Dash processar um número muito grande de usuários, bem além da base de usuários anterior do Bitcoin. Demonstrando quanto tráfego a rede pode suportar, usuários em potencial e negócios podem ver que a Dash é uma rede viável de pagamento, e que não vai sucumbir aos mesmos problemas de redimensionamento de outras criptomoedas.
No momento, o DiscoverDash lista 4 045 comerciantes aceitando Dash pelo mundo. Sem aumentar o tamanho de bloco ou a capacidade da rede, a rede da Dash poderia facilmente lidar com um número dez vezes maior de comerciantes com cada um deles recebendo em média 75 compras em Dash por dia. Isto demonstra a habilidade da rede da Dash de facilmente lidar com uma ampla adoção.