A taxa média de transação do Bitcoin se aproxima dos 42 USD enquanto os usuários fogem para outras blockchains.

As criptomoedas observaram uma grande subida durante o último mês, crescendo de uma capitalização coletiva de 243 bilhões de USD para uma de 625 bilhões de USD no momento. Uma boa parte disto foi para o Bitcoin, que alcançou um preço recorde de mais de 20 000 USD e uma porcentagem de dominância de 67.55% no início de Dezembro. Durante as duas semanas seguintes, no entanto, o preço caiu para 16 285 USD e a sua dominância de mercado agora é de 43.9%, enquanto a capitalização total das criptomoedas continua subindo inabalada.

Em geral as taxas médias subiram, com Dash e Bitcoin Cash permanecendo as mais baixas

A explosão nos mercados de criptomoedas causou uma enxurrada de novas transações, desta vez distribuídas por várias blockchains. Como notado acima, a taxa média para as transações de Bitcoin subiu para 41.62 USD. No segundo lugar de maior taxa está o Monero, com uma média de 10.70 USD por transação, se tornando a primeira moeda que não o Bitcoin a ultrapassar a marca dos dez dólares. Litecoin e Ethereum batalham pelo terceiro lugar, com taxas médias de 1.50 USD e 1.40 USD respectivamente. Finalmente, Bitcoin Cash e Dash competem pela menor média dentre as maiores moedas, com 0.90 USD e 0.87 USD respectivamente.

Enquanto números tais como média e mediana oferecem uma métrica rápida e acessível, elas nem sempre dão a ideia correta do que as pessoas estão pagando na prática. O Bitcoin tem a distribuição mais ampla de taxas, mas a maior parte está perto dos 27.78 USD ou 30.60 USD. A maioria esmagadora das taxas do Ethereum Ethereum são 0.70 USD. Grande parte das transações de Bitcoin Cash custam 0.02 USD, 0.04 USD ou 0.06 USD, com cerca de 10% nos 2.40 USD e acima, elevando a média. As taxas mais comuns do Litecoin, de longe, são 1.44 — 1.46 USD, contabilizando metade das transações da rede. Finalmente, a taxa mais comum por uma margem ampla para a Dash é abaixo de 0.01 USD, com a faixa dos 0 — 0.04 USD contabilizando metade das transações, e com cerca de 13% das transações em 0.68 USD. Somente a Dash e o Bitcoin Cash atualmente registram um uso dominante de taxas de um único dígito ou menores.

O “flippening” com o Bitcoin

A congestão da rede do Bitcoin devido à estagnação da capacidade on-chain resultou numa fuga para as outras moedas. Durante a semana passada, a Dash e o Bitcoin Cash praticamente dobraram suas capitalizações de mercado, assim como se valorizaram significativamente em relação ao Bitcoin (a Dash passou de 0.054 BTC para 0.091 BTC e o Bitcoin Cash passou de 0.11 BTC para 0.21 BTC). As transações on-chain do Bitcoin por dia estão atualmente na faixa dos 370 000, praticamente o mesmo que um ano atrás.Enquanto isso, só o Bitcoin Cash e o Litecoin já englobam 73% do volume de transação do Bitcoin. O Ethereum, no momento, continua sendo o lider em quantidade de transações dentre as moedas principais, recentemente ultrapassando mais de um milhão de transações por dia.