Ryan Taylor, o CEO do Grupo Dash Core, apareceu no podcast Crypto 101 para discutir como a Dash aproveita suas funcionalidades e estrutura únicas para alcançar adoção como uma moeda e método de pagamento.

Ryan começou discutindo sua experiência em serviços financeiros e em pagamentos, o que o ajudou a trazer uma perspectiva única já que antes de tudo ele vê as criptomoedas como um método de pagamento.

“Acho é meio ridículo pensar nisto como a indústria da blockchain. É bem parecido com dizer que estou na indústria do banco de dados porque meu hotel usa um banco de dados. Nós estamos na indústria de pagamentos.”

Ryan discutiu então discutiu a fundação da Dash por Evan Duffield em 2014 e como ela era um fork bem inovador de uma criptomoeda, algo raro na época. Ryan mencionou como a Dash introduziu os Masternodes, algo radical na época, mas comumente copiado hoje em dia. A rede de Masternodes “permite que a Dash faça algumas coisas bem especiais” para “oferecer serviços que não são possíveis de outra maneira” tal como o InstantSend e o PrivateSend.

“Somos capazes de usar esses Masternodes para prestar um serviço superior, indisponível em redes com uma camada só.”

Ryan então discutiu, em detalhes, como a Dash oferece transações InstantSend que colocam a velocidade de transação da Dash no nível das transações de cartão de crédito atuais. Para uma pessoa que não está familiarizada com o serviço vale a pena ouvir, mas está fora do escopo deste artigo. Entretanto, ele destacou que a velocidade de transação não é a coisa mais importante que separará a Dash dos competidores e tornará ela prática como moeda do dia a dia.

Uma proposta de valor balanceada para ganhar a adoção dos comerciantes e dos consumidores

Os comerciantes e consumidores possuem diversos desejos para uma moeda ideal, que precisam serem satisfeitos para que eles adotem essa forma de pagamento. Mais ou menos na marca 25:30, Ryan destacou como a Dash busca se tornar uma rede balanceada reconhecendo que há vantagens e desvantagens nessas funcionalidades.

“O que estamos buscando é um equilíbrio entre todas as funcionalidades diferentes que fazem uma boa rede de pagamentos. … Estamos mirando em grande capacidade, com custos bem baixos, fácil de usar, rápida, e confiável. Essas todas são coisas que fazem uma grande rede de pagamentos. Há vantagens e desvantagem para algumas dessas coisas, e você precisa balanceá-las.

Ryan então discutiu como a Dash se diferencia de outras criptomoedas “de várias maneiras diferentes” e disse que “uma das maiores é o sistema de governança [da Dash]”. Ryan destacou como a Dash se focou em governança antes disso ser um tópico popular porque a rede da Dash percebeu como ela era importante “para haver uma estratégia coerente; para haver um caminho coerente para o mercado”. Ryan apontou como isto permite que a rede financie projetos e grupos que estabeleceram metas e “no caso do Grupo Dash Core, estabeleceram uma missão … ser um grande caso de uso para pagamentos”.

Uma parte do que é ser um grande sistema de pagamentos requer adoção dos comerciantes, e Ryan também enfatizou como é “excelente que as taxas de transação são baixas, [mas] isso não quer dizer que você conseguirá adoção dos comerciantes”. Ryan discutiu como os comerciantes irão pedir taxas de transação menores, mas “no final do dia, os comerciantes ligam para algumas coisas e custos de transação na verdade estão bem no fim da lista”. Ryan destacou como os comerciantes ligam muito mais para a conversão em compras, evitando tornar os métodos de pagamento muito confusos para os seus clientes ou ter que conciliar múltiplas contas de POS. Ryan acrescentou que os incentivos para adoção dos comerciantes se tornam maiores quando as criptomoedas podem trazer novos indivíduos que não eram clientes antes, os clientes pedem, e/ou são integradas nos sistemas atuais.

Ryan ilustrou que é necessário uma estratégia de crescimento e adoção ao mencionar como “o PayPal não começou estando presente em todas as páginas da web” e como “eles começaram em um ecossistema fechado chamado eBay, e eles resolveram problemas reais”. Só depois disso eles se expandiram para outras páginas da web. Ryan então discutiu como a Dash se diferencia de outras criptomoedas que são incapazes de desenvolver uma estratégia.

“Você precisa ter uma estratégia e um caminho para chegar à adoção em massa. No momento, não há estratégia porque não tem ninguém encarregado. Esse é o problema. Você precisa de um caminho para seguir. Você precisa de um certo nível de experiência com pagamentos para entender como são os caminhos bem-sucedidos.”

Ele passou então a explicar a Evolution, que “é uma série de lançamentos no decorrer dos próximos anos, que vão incorporar mais e mais funcionalidades” para introduzir a familiaridade e facilidade de uso do Venmo e PayPal para a Dash. Isso contribuirá ainda mais para a estratégia geral de crescimento da Dash tornando ela tão fácil de usar quanto métodos atuais de pagamento para os comerciantes, assim como trazendo mais consumidores por meio de melhores incentivos.

A estrutura da Dash fornece uma estratégia para o crescimento da adoção

Para que as criptomoedas atinjam adoção em ampla escala como uma moeda e método de pagamento, elas precisam serem adotadas tanto por comerciantes quanto por consumidores, o que cria o problema da galinha e do ovo. A Dash, no entanto, é capaz de aproveitar a sua estrutura para criar e implementar uma estratégia de crescimento da adoção, como o Ryan mencionou. A Dash é capaz de fazer isso por conta de seu sistema de governança da DAO; que permite que a rede financie, de maneira descentralizada, diferentes grupos que façam a Dash crescer. Já que o financiamento precisa ser renovado constantemente, isto garante que seja sempre verificado que a estratégia de crescimento está de acordo com os interesses da rede. Isto também permite que a rede contrate indivíduos como o Ryan, outros membros do Grupo Dash Core e da comunidade com expertise e visão empreendedora para discutir e implementar uma estratégia de crescimento da adoção.

Estas funcionalidades permitem que a Dash combine suas transações baratas, rápidas e seguras com uma estratégia de crescimento da adoção para chegar ao mercado, o que tornará a Dash bastante atrativa tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. Como visto nas numerosas áreas em que a Dash já está sendo usada para transações do dia a dia, isto ajuda a mostrar o valor da Dash como um novo método de pagamento e dinheiro digital revolucionário.