Roger Ver recentemente apresentou uma sessão de perguntas e respostas com Corbin Fraser e Mate Tokay, durante a qual eles elogiaram a Dash quando perguntados por um ouvinte.

Perto da marca dos 41:40, Roger menciona como o slogan da Dash é ‘Dinheiro Digital’ e discute o objetivo geral da Dash de ser usada para transações no cotidiano.

Acredito que podemos argumentar que a Dash está basicamente tentando fazer o que o Bitcoin estava tentando fazer desde o primeiro dia, mas eles realmente querem que ela seja dinheiro.

Roger contrastou isso com a rede do BTC (Bitcoin Core) sendo “abertamente hostil à sua utilização como dinheiro”. Roger então continua a falar como ele “também ama a Dash” e o fato que “a Dash é uma comunidade incrível” quando Mate Tokay mencionou que “há uma comunidade grande, enorme na Venezuela apoiando a Dash”.

Então, perto da marca dos 45:50, Corbin Fraser está falando sobre maneiras de melhorar as várias funcionalidades do Bitcoin Cash e, quando ele tocou no assunto das transações de 0 confirmações, ele mencionou como a Dash usa o InstantSend.

Trabalhando em direção a uma moeda viável, descentralizada e resistente a censura

No vídeo, eles também mencionaram brevemente o sistema de masternodes da Dash, que possibilita muitos desses avanços. Como a Dash requer que cada Masternode reserve 1 000 Dashs, eles têm um incentivo financeiro para manter e aprimorar a rede da Dash. Os masternodes trazem segurança para a rede processando as transações InstantSend de 1-2 segundos, as transações mais anônimas do PrivateSend, e votando em quais propostas financiar a cada mês com a Tesouraria Dash. O sistema de tesouraria da Dash é capaz de alocar até 10% das recompensas de bloco daquele mês, o que financia o Dash Core Group — o principal grupo de desenvolvedores de código e de negócios da Dash. No entanto, a Tesouraria Dash também financia outros desenvolvedores e apoiadores, permitindo que a rede não se torne dependente de qualquer grupo particular. Um dos maiores sucessos a emergir da Tesouraria Dash foram os grupos de divulgação na Venezuela, que foram capazes de convencer mais de 2 300 comerciantes a aceitarem Dash diretamente, o que é mais da metade dos 4 274 comerciantes aceitando Dash pelo mundo.

Os aspectos acima movimentam a Dash na direção do seu objetivo de se tornar uma criptomoeda do cotidiano. Há muito Roger lutou por uma moeda digital, peer-to-peer e descentralizada, desde os primórdios do Bitcoin. Quando o Bitcoin passou pelo seu debate de redimensionamento, Roger estava no lado do aumento do tamanho dos blocos, pois os blocos menores estavam sobrecarregados com transações, congestionando a rede e evitando que o Bitcoin fosse usado como dinheiro. Também houve uma censura significativa na comunidade do Bitcoin. Portanto, ele rapidamente se tornou um defensor do Bitcoin Cash, que se separou do Bitcoin e tomou os objetivos das criptomoedas de trazer de volta aos indivíduos sua liberdade financeira e monetária.

Roger Ver on What’s Next for Him and Bitcoin

O Bitcoin Cash e a Dash têm em comum os objetivos de levar as criptomoedas para as massas, tornando-as mais simples e práticas para transações cotidianas, o que permite uma maior adoção dos consumidores e dos comerciantes.

Competições amigáveis priorizam os usuários

Já que pode-se considerar que a Dash e o Bitcoin Cash estão trabalhando pelos mesmos objetivos, eles também podem ser considerados competidores, mas isto não significa que eles são hostis entre si. Ambos estão encontrando soluções para as pedras no caminho da adoção em massa, e aprendendo um com o outro. A Dash tem o InstantSend e o PrivateSend, que a comunidade do Bitcoin Cash considerou úteis e portanto implementou suas próprias versões com a 0-conf e o CashShuffle. Então, a DAO da Dash permitiu que a rede crescesse suavemente, com numerosas atualizações sem divisões de protocolo e que ela financiasse uma pletora de projetos. O Bitcoin Cash chegou a considerar um sistema de governança/tesouraria para si em um dado momento.

A recente Guerra de Hash pela qual o Bitcoin Cash passou com o Bitcoin ABC e o Bitcoin SV pressionou a Dash a desenvolver uma solução. Esta solução, o ChainLocks, foi anunciada recentemente, mas estava sendo desenvolvida por alguns meses. Tanto o Bitcoin Cash quanto a Dash são ambos necessários, junto com outras das principais moedas para pagamentos não só para aprenderem umas das outras, mas também para manter a pressão competitiva em cada uma delas para que elas aprimorem o seu produto continuamento para beneficiar os consumidores e comerciantes. Enquanto o Bitcoin deu o grande primeiro passo, a atual competição para se tornar uma criptomoeda global requer significativamente mais avanços tecnológicos e campanhas de adoção. Também não pode se descartar que indivíduos e regiões diferentes preferirão moedas diferentes, o que criaria bastantes espaço no mercado para múltiplas criptomoedas. Ainda assim, a Dash está se focando em se tornar uma criptomoeda do cotidiano que possibilitará que os indivíduos reclamem sua liberdade financeira e monetária usando a estrutura única de DAO da Dash, a base de código, tesouraria e comunidade.

*Atualiação: Este artigo foi atualizado com links para os momentos referidos do vídeo do YouTube.