O Orçamento Blockchain com governabilidade descentralizada (DGBB por sua sigla em Inglês) é a verdadeira superpotência Dash. Isso fornece uma maneira para os interessados na rede para gerir as finanças e a gestão de projetos. A seguinte introdução vem da wiki oficial da Dash.
“O orçamento da governabilidade descentralizada Blockchain (DGBB por sua sigla em Inglês), é a tentativa de Dash para resolver dois grandes problemas nas criptomoedas: governança e financiamento. Governança em um projeto descentralizado é difícil uma vez que, por definição, não há nenhuma autoridade central para tomar decisões sobre o projeto. Na Dash, tais decisões são tomadas pela rede, ou seja, pelos proprietários dos Masternodes. O sistema DGBB permite masternodes votar a favor ou contra as propostas que irão impactar a rede”.
O sistema DGBB também fornece um meio para financiar o seu próprio desenvolvimento Dash. A Dash utiliza 10% da recompensa de cada bloco para financiar o seu próprio desenvolvimento. Cada vez que um bloco é extraído, 45% da recompensa vai para a mineração, 45% vai para o masternode e os restantes 10% não é criada até ao final do mês. Durante o mês, qualquer um pode fazer uma proposta de orçamento para a rede. Se esta proposta for aprovada por pelo menos 10% da rede Masternodes, em seguida, no final do mês uma série de “superquadras” será criado. Naquele tempo, as recompensas dos blocos que não foram pagas (10% de cada bloco) será utilizado para financiar as propostas aprovadas. Portanto, a rede é financiada pela reserva de 10% da recompensa de cada bloco para as propostas de orçamento.”
A governabilidade descentralizada da Dash através do blockchain consiste em três componentes:
Propostas
- As propostas devem solitar fundos.
- As propostas podem ser enviadas por qualquer pessoa com um custo de 5 Dash. A proposta é destruída após sua inscrição.
- As propostas não podem ser alteradas após terem sido enviadas.
Votos
- Os votos são lançados pelos proprietários dos masternodes.
- Os votos podem ser alterados a qualquer momento.
- Os votos são contado aproximadamente a cada 28. dias. (16616 blocos)
Orçamentos
- Os orçamentos são destinados para as propostas que recebem mais de 10% dos votos (atualmente cerca de 448 de 4480) mais voto sim do que não
- Os orçamentos podem ser anulados a qualquer momento se o total de votos (lançados e re-moldados) forem abaixo do limite de aprovação.
- Os orçamentos são prossessados ( pagos) por ordem de sim menos se não houver votos. Orçamentos mais populares recebem prioridade no pagamento.
- Os orçamentos são pagos diretamente pela blockchain.
- Aproximadamente 6650 Dash (em 2017) estão disponíveis para cada ciclo orçamentário, diminuindo em 7.1% ao ano.
Como e onde enviar uma proposta
O guia oficial sobre como preparar uma proposta nos diz que você deve inserir uma proposta em https://proposal.dash.org (enquanto a página inicial do Dash.org o envia para dashcentral.org) e pode visualizar as propostas atuais em https://www.dashcentral.org/budget ou http://dashvotetracker.com/ outras ferramentas da “documentação oficial” são vistas abaixo.

A esquerda para o fórum da Dash – Direita para a Dash Wiki
Eu nunca entrei pessoalmente em uma proposta, então não posso testemunhar o quão complicado é, mas usando as ferramentas “oficiais”, você estará fazendo algumas coisas de linha de comando em sua carteira Dash. Aqui está um vídeo de Amanda B. Johnson sobre o processo.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=52TzOgq15h8]
Há também um “novo” serviço Dash Treasury que parece usar a API do orçamento do Dash e tenta tornar o processo de submissão mais fácil. Eles também hospedam um fórum “pré-proposta” para discussão de propostas.

Entrada de proposta no tesouro Dash
Isso dá pelo menos 3 lugares onde alguém pode enviar uma proposta.
Pré-proposta
Minha compreensão sobre as melhores práticas atuais é que a “pré-proposta” deve ser inserida pelo menos no fórum de pré-proposta da Dash.org com um mês de antecedência para discussão. Também deve ser adicionado / vinculado em tantos outros lugares como você pensa que os proprietários do masternode verão isso – slack, reddit, dash treasury, comentários aleatórios no fórum (na verdade não). Este processo é muito importante, pois você deseja que sua proposta obtenha apoio suficiente para obter financiamento. A discussão dá-lhe a oportunidade de responder a quaisquer problemas que sejam criados e quer fazer alterações ou explicar melhor o que você está solicitando.
Atualização de aprovação da proposta
Este não é um requisito, pois, na realidade, uma vez que a votação acontece e a proposta foi aprovada e o superbloco criou o proponente tem o financiamento e não pode ser obrigado a devolvê-lo. Do ponto de vista da comunidade Dash, é uma forma muito fraca de não dar atualizações até pelo menos a conclusão do projeto.
Problemas atuais com o processo
Muitas pessoas na comunidade sentem que o custo para enviar uma proposta é muito alto. Cinco Dash em janeiro de 2017 foi de cerca de US $ 75, hoje é de aproximadamente US $ 950. Para enviar uma proposta de US $ 10.000, você deve “gravar” quase 10% na frente e espero que você seja financiado. Pode haver financiamento para um projeto específico para ajudar a definir os 5 Dash, mas para uma nova pessoa que que fique claro que não é nada fácil.
Embora a descentralização seja ótima para muitas coisas, é confuso para entrar em propostas. Os comentários para esta proposta atual resumem um grande problema com o sistema de propostas https://www.dashcentral.org/p/AirlineIn-flightmediacampaign foi inserido em um sistema e o proprietário não sabia que não era o “tradicional” Sistema que a maioria usa. Não estou comentando o valor desta proposta específica – mas o apresentador parece ser um profissional na área da submissão e sincero em sua opinião de que irá beneficiar a Dash. Alguém que deve querer trazer idéias para a comunidade Dash.
Se a comunidade Dash quiser propostas de alta qualidade, precisamos torná-lo um processo simplificado com diretrizes claras que novas pessoas podem seguir. Talvez precisemos da proposta da comunidade “mentores” que possam guiar uma nova pessoa e ajudá-los – não tenho certeza de como seria bom. Será que a ajuda vem da comunidade como voluntária? Um serviço pago? Pago por quem? A comunidade ou “financiado pela proposta?”.
O relatório da publicação de mensagens precisa se tornar o “esperado” para fazer. Isso parece exigir algum tipo de serviço de custódia para pelo menos um pequeno percentual de financiamento (digamos 5 ou 10%) para ajudar a garantir uma conformidade limitada.
Do meu ponto de vista egoísta como um revisor de propostas, todos os principais debates pré / durante a votação / postagem devem estar no mesmo lugar. Eu também acho o site principal deveria criar e discutir propostas no dash.org, que lhe dá o selo “oficial”. Os proprietários do Masternode devem ser identificados para ajudar o proponente a saber quem potencialmente é um eleitor (como o dash.org/forum faz agora).