Dr. Darren Tapp, pesquisador do Dash Core Group, discutiu em um post no reddit como o InstantSend da Dash é capaz de se redimensionar e portanto não precisa de um teste de stress atualmente.
Primeiramente Dr. Tapp respondeu outro post do reddit perguntando sobre o plano de expandir o InstantSend pela rede e pelos recursos necessários.
“Sou do time da ASU aqui. Pensamos sobre tentar achar um limite para o instant send. No entanto, o limite é ditado pelo número de masternodes.
Atualmente, a rede pode processar mais transações instant send do que caberiam nos blocos. Portanto, penso que é um pouco cedo para fazer um “teste de stress” do instant send.”
Dr. Tapp então descrever em seu post completo como um nó pode ser ocupado com um de quatro passos:
Nenhum novo bloco na rede
Novo bloco anunciado na rede
Bloco se propaga espalhando sua belezura transacional.
O nó é atualizado e espera por um novo bloco.
Repita o processo.
Dr. Tapp então descreveu que “o principal requerimento pelos recursos de um nó é durante os passos 2 e 3” e que é “durante esses passos que a demanda de banda larga será alta e a demanda de processamento provavelmente aumentará”. Dr. Tapp continuou discutindo como a rede da Dash é capaz de lidar com o InstantSend na rede inteira porque a rede avançará rápido o suficiente para lidar com os maiores recursos necessários do InstantSend.
“Os processadores atuais são mais do que suficientes para lidar com nossos blocos, então essa não é uma preocupação atual. Quando se tornar uma preocupação, será necessário processamento em paralelo e os processadores do momento suportarão muito mais. O Bitcoin Unlimited já tem isso. Mensagens instant send podem ser verificadas durante os passos 1, 4 e 5. Verificar mensagens instant send portanto pode usar capacidade que VAI ESTAR disponível quando não estiver atualmente propagando um bloco. A consequência é que se a Rede da Dash pode propagar uma transação minerada em um bloco ele pode propagar uma transação instant send naquele bloco.”
O time de desenvolvimento da Dash possibilita essa expansão
Outro redditor perguntou ao Dr. Tapp para elaborar mais sobre a razão pela qual o InstantSend poderia se redimensionar sem aumentar muito os requisitos de recursos, que se pensava ser o caso. Dr. Tapp começou explicando como o InstantSend atualmente funciona usando “múltiplas assinaturas para mostrar que um quórum inteiro assinou um instant send”, o que “não difere muito do multisig no Bitcoin”. Ele então explicou que “o multisig original que o Bitcoin usou requer m endereços e assinaturas na estrutura de dados de um gasto (m sendo m dentre n). O atual protocolo Dash instant send precisa de algo similar com uma assinatura de cada membro do quórum”. Darren falou então sobre como isto mudará com a atualização 0.13.0.
” No entanto, a versão 13 mudará a maneira que o instant send funciona. Assinaturas BLS serão trazidas. Assinaturas BLS são muito mais fáceis de trabalhar. Cada membro do quórum pode produzir uma parcela da assinatura, e se qualquer nó tiver m parcelas de assinatura (novamente m dentre n) eles podem combiná-las para formar uma assinatura recuperada. Uma vez que a assinatura completa é construída todas as assinaturas parciais podem ser descartadas. Verificar uma assinatura completa é tão trabalhoso quanto verificar somente uma assinatura BLS.”
Ele então explicou que os requisitos de RAM vão crescer, como o comentador original falou, mas “o UTXO ocupa cerca de 200 MB de RAM atualmente” com a Dash. Isto é comparado com um nó BitcoinXT que atualmente usa um pouco mais de 2.2 GB. Finalmente, Dr. Tapp citou o artigo recente do Codablock sobre os Quórums Longevos de Masternodes (LLMQ), que a DFN também cobriu anteriormente, e explicou como o time de desenvolvimento da Dash está trabalhando em maneiras de redimensionar o InstantSend.
A Dash continua a inovar para aumentar a adoção
A introdução do InstantSend Automático na versão 0.13.0 da Dash torna as transações já rápidas da Dash ainda mais rápidas. Um tempo de bloco normal da Dash é 2.5 minutos, mas o InstantSend pode liquidar uma transação em pouco mais de 1 segundo graças à rede de masternodes. Com a atualização, isto estará disponível para transações normais com 4 ou menos inputs e removerá a taxa adicional do InstantSend, que era cerca de 0.02 USD e agora passará a ser próximo da taxa mediana normal da Dash de 0.0005 USD.
A atualização 0.13.0 também traz Listas Determinísticas de Masternodes e atualizações do PrivateSend além da atualização do InstantSend. Esta atualização e a nova versão 0.14.0 var construir ainda mais as fundações para a versão 1.0 que também é considerada o primeiro dos lançamentos da Evolution. Estas funcionalidades radicalmente novas ajudarão ainda mais a Dash a se diferenciar dos seus competidores permitindo que a Dash seja mais capaz de ser usada para transações cotidianas como uma moeda descentralizada peer-to-peer.