Vendas recorde dos produtores de GPU Nvidia e AMD indicam que a demanda dos consumidores por mineração de criptomoedas e, portanto, por criptomoedas continua a aumentar.
Semana passada a Nvidia postou que teve uma receita no primeiro trimestre de 3.21 bilhões de USD, dos quais 289 milhões de USD ou 9% da receita total, eram atribuídos a vendas para mineração de criptomoedas. A AMD, principal competidora da Nvidia, também relatou uma receita de 1.65 bilhões de USD, dos quais 10% eram vendas para mineração de criptomoedas. Mais significativo ainda foi o crescimento a partir do ano passado, 145% do Q1 de 2017 para a Nvidia e 40% do Q1 de 2017 para a AMD. A CFO da Nvidia Colette Kress disse que “novamente a demanda por criptomoedas foi maior do que esperado, mas fomos capazes de satisfazer a maior parte dela com GPUs especializadas em crypto”.
No entanto, ambas as companhias estão moderando suas previsões para crescimento futuro. A Nvidia espera que a receita do segundo trimestre seja um terço deste trimestre passado. O porta-voz da AMD disse que eles esperam que a receita das criptomoedas seja “uma porcentagem de média para alta de um dígito” para 2018 no total. A moderação vem das hashrates crescentes e da competição crescente das companhias de ASIC tais como Bitmain, que atraíram quase 4 bilhões de USD no ano passado.
Hashrates crescentes devido à demanda crescente por criptomoedas
Conforme as criptomoedas se tornam mais populares as operações de mineração e a demanda também aumentaram. Já que o crescimento da demanda ultrapassou o crescimento do suprimento de moedas pré-codificado de muitas criptomoedas, o preço das criptomoedas aumentou segundo as leis de oferta e procura. O maior preço, devido a maior demanda, levou a preços mais altos para GPUs de mineração e mais tarde ao desenvolvimento de mineradoras ASIC e seus inevitáveis aumentos de preço.
Um equívoco comum é que os altos preços das criptomoedas são derivados do custo elétrico e de hardware da mineração de tais criptomoedas. No entanto, isto é falso, e é o oposto que é verdade; o preço significativo sendo pago por hardware e eletricidade são derivados dos preços das criptomoedas, que são determinados pela lei da oferta e procura. É somente o conhecimento que criptomoedas mineradas podem ser vendidas no mercado a preços altos por conta de sua alta demanda que permite que mineradores justifiquem seus gastos de capital.
Por conta desse processo todo a demanda crescente está fortalecendo a hashrate da rede de cada criptomoeda. A hashrate maior aumenta a segurança de cada blockchain, já que se torna significativamente mais difícil iniciar um ataque de 51%. Um ciclo virtuoso se forma assim, pois uma hashrate maior garante mais segurança e portanto cria mais demanda entre os consumidores procurando por maneiras de assegurar seus recursos.
A Dash tem um hashrate excepcional e portanto uma segurança excepcional
Recentemente, o preço da Dash caiu junto com a maior parte das outras criptomoedas, no entanto, em geral a hashrate da Dash permaneceu na faixa dos 1.5 — 2.5 petahashs, apesar da Dash só ter superado o nível de 1 petahash em Novembro de 2017. A hashrate é reforçada pela segunda camada de masternodes, que cumprem um papel importante no ecossistema da Dash. A rede da Dash é ainda mais assegurada pelo fato de que é mais lucrativo minerar Dash com ASICs e mais ou menos lucrativo minerar com GPUs. Portanto, mineradoras ASIC são uma porção significativa do poder de hash da Dash. Já que cada mineradora ASIC é construída para minerar moedas específicas, isto aumenta os custos de troca e torna menos provável que a rede testemunhe um declínio significativo de hashrate devido a quedas no preço.
A vantagem comparativa da rede Dash que a diferencia das outras moedas vem de sua estrutura e incentivos únicos. A demanda por Dash está aumentando por todo o mundo devido ao trabalho duro dos times Dash, muitos dos quais são financiados pelo sistema de tesouraria da Dash. O sistema de masternodes da Dash garante que aqueles que tenham capital investido tenham interesse no crescimento e segurança da rede. Além disso, a Dash é capaz de comunicar claramente seus planos de crescimento futuro e dar uma perspectiva clara para todos os observadores. O forte crescimento da demanda combinado com incentivos bem desenhados e comunicação de expectativas claras está influenciando os mineradores a continuar minerando, apesar da volatilidade de preço, assim mantendo a hashrate e segurança da rede.