O Dash Core Group recentemente revelou o caminho para implementação completa da versão 0.13.0 que será concluída assim mais masternodes e mineradores atualizarem seus sistemas, algo que realça aspectos importantes da Dash.

Source: Dash Talk Discord (StayDashy.com) – announcements channel

Uma vez que cada masternode e minerador atualizarem seu sistema, o PrivateSend passará a ter a nova denominação de 0.001 Dashs para mixing, o que trará privacidade mais rápida e barata para os usuários da Dash. A DIP 3 — que contem o código para a atualização — então terá um período de 4 032 blocos, cerca de 7 dias, para que 80% dos blocos sinalizem a fixação da mudança e um período de mais 4 032 bloco para ativar a DIP 3.

Source: https://chainz.cryptoid.info/dash/#!network

No entanto, a ativação de grandes melhorias na versão 0.13, tais como as Listas Determinísticas de Masternodes (DML) e o InstantSend automático exigem a ativação do Spork 15 e Spork 16, respectivamente. Estes exigem que mais do que 80% dos masternodes tenham se registrado usando a nova transação especial de Registro de Provedor (“o comando ‘protx'”). No momento, 58.8% dos masternodes atualizaram seus sistemas para a nova versão 13.0. Ainda assim, uma vez que a atualização para a DML for concluída, haverá uma depreciação do sistema anterior, todos os votos em propostas são reiniciados, e portanto será necessário votar novamente. A rede está se aproximando rapidamente desse ponto, que permitirá a implementação de ainda mais funcionalidades evolucionárias que tornarão a Dash ainda mais prática no cotidiano.

Progredindo em direção a grandes mudanças

As Listas Determinísticas de Masternodes permitirão que os operadores de masternodes dividam suas chaves em três partes; o proprietário dos fundos de garantia, o operador e o votador, sem precisar confiar que cada posição não vá interferir nas outras tarefas. Isto permite a possibilidade de operar o masternode de maneira mais eficiente, pois pode haver especialização de trabalho entre indivíduos que antes não poderiam ser confiados com acesso aos fundos de garantia. Além disso, o InstantSend automático sejam garantidamente confirmadas sem taxas adicionais em qualquer transação com 4 inputs ou menos, que são cerca de 90% das transações na rede. Isto aumentará ainda mais as vantagens econômicas tanto para os comerciantes quanto para os consumidores que não precisarão se preocupar com a possibilidade de ataques de gasto duplo, o que é importante para um serviço de ponto de venda mais rápido e barato.

Como pode ter sido percebido, essas atualizações usam outra invenção da Dash; o spork. A Documentação resume a utilidade deste atributo para tornar o processo de atualização mais suave.

“Um fork de múltiplas fases, conhecido coloquialmente como “spork”, é um mecanismo único da Dash usado para ativar novas funcionalidades para a rede de maneira segura usando variáveis globais para evitar o risco de forks acidentais na rede durante atualizações.”

Estes sporks permitem que seja introduzido código para a rede sem que ele seja ativado até que uma maioria suficiente da rede adota as mudanças, neste caso 80%. Além disso, caso surjam quaisquer problemas imprevistos, “o código pode ser desativado da mesma maneira, sem a necessidade de uma desatualização na rede inteira ou atualização dos clientes”. Os Sporks já demonstraram o seu potente potencial no passado pois as atualizações da rede da Dash ocorreram sem incidentes.

Source: https://dashintel.org/masternode_network

Durante esta atualização, como aconteceu durante as atualizações passadas, o número de masternodes temporariamente diminui pois os indivíduos desligam seus sistemas para fazerem as atualizações. No momento da escrita, há 4 633 masternodes ativos agora e 402 masternodes inativos, mas contagens de masternodes ativos tipicamente se recuperam rapidamente. O gráfico ilustra (linha azul) o mesmo padrão se repetindo durante cada ciclo de atualização. Ainda assim, enquanto isto está acontecendo, a rede ainda continua oscilando em cerca de 2 257 PH/s no momento da escrita. Além disso, a rede passou o linha psicológica de 1 milhão de blocos (atualmente 1 011 880 blocos).

A Dash incentiva comportamento cooperativo

As criptomoedas buscam resolver o problema da censura e taxas excessivas distribuindo poder por muitos indivíduos e excluindo um ponto central de autoridade. No entanto, isto pode levar a problemas diferentes como nós disfuncionais e uma comunidade que não consegue atingir consenso para progredir. A Dash é capaz de evitar esses problemas e atingir uma rede funcional incentivando os masternodes e mineradores para se atualizarem já que indivíduos executando softwares antigos não serão pagos com uma fatia da recompensa de bloco. Isto beneficia os usuários cotidianos da Dash com transações rápidas, baratas e seguras em uma rede responsiva. Esta habilidade de incentivar a cooperação para criar um serviço confiável também ajuda a separar a Dash de seus competidores pela oferta de um serviço de qualidade.