Um desenvolvedor da corporação blockchain classificado como Blockstream saiu dizendo que as taxas de Bitcoin continuarão a aumentar. Enquanto isso, a Dash possui um plano de escala de longo prazo para manter as suas taxas baixas.
Em uma peça curta porém sombria intitulada Caro Bitcoin: Eu sinto muito, as taxas vão subir, o desenvolvedor da Blockstream, Rusty Russell, pinta uma imagem escura para a primeira grande criptomoeda do mundo. Ele elogia o benefício de um sistema de pagamento descentralizado, mas insiste em que nunca vai escalar, dizendo que “as taxas de Bitcoin só irão aumentar a partir de agora. Planeje isso. “
“O Bitcoin não pode escalar para atender a demanda, a menos que a demanda desapareça e tudo falha. Se a Bitcoin é usado por 100.000 pessoas hoje, e queremos que todos a usem, precisamos capacidade de crescimento para a Bitcoin 75 mil vezes maior. No entanto, já estamos lutando com 140 GB de armazenamento causados pelos primeiros 8 anos de bitcoin, quando não estava sendo usado principalmente e centralização de mineração desenfreada, o que faz com que todos ficassem nervosos em tornar as coisas mais difíceis para pequenos mineiros independentes”.
A divisão Bitcoin causada pela questão da capacidade “na cadeia” poderia separar a mesma em dois novamente
A questão de como escalar a rede tem sido controversa há algum tempo no mundo da Bitcoin, e tais desentendimentos resultaram em uma divisão de cadeias já este ano, com a Bitcoin Cash se retirando da cadeia original para fornecer soluções de escala em escala na forma de blocos maiores. Agora, parece que o tamanho do bloco de 2mb aumenta parte do contrato do Segwit2x em algum atrito adicional. Os elementos da comunidade continuam determinados a bloquear esse aumento, conforme representado pelos pensamentos de Bloqueio e Bitcoin Core, Luke Dashjr:
The #1 reason #Segwit2x will fail is that its proponents choose to ignore the community rather than seek actual consensus.
— Luke Dashjr (@LukeDashjr) August 7, 2017
Enquanto isso, os signatários do acordo de Nova York continuam empenhados em avançar com o Segwit2x, já que o desenvolvedor principal Jeff Garzik deixou claro:
#SegWit2x and NYA have successfully met all goals so far, and continue as planned. #bitcoin https://t.co/cq6UZWOeMw
— Jeff Garzik (@jgarzik) August 2, 2017
O acordo Segwit2x obteve uma enorme capacidade de transferência dos mineiros de Bitcoin, com mais de 80 a 90% concordando com o consenso de escala. Se os elementos de pequeno bloco da comunidade se recusassem a participar de um aumento de tamanho de bloco após a ativação de Segwit iminente, isso poderia resultar em mais uma nova divisão de cadeia gerando três Bitcoins.
Dash tem consenso e um plano de escala a longo prazo
Em contraste com a situação da Bitcoin, a Dash tem um sólido consenso em torno da escala e um compromisso com baixas taxas para transações na cadeia. No início de 2016, quando o debate do bloco da Bitcoin estava se aquecendo, o fundador da Dash, Evan Duffield colocou uma questão de governança na rede de masternodes da Dash, perguntando se, quando surgiu a necessidade, o limite do tamanho do bloco deveria ser aumentado para 2mb. A rede votou esmagadoramente de acordo, e desde então o plano de escala da Dash inclui soluções on-chain.
De acordo com o roteiro da Dash Evolution, o tamanho do bloco será aumentado regularmente para lidar com o aumento do volume de transações, indo até os blocos de 400mb para lidar com mais de 4.000 transações por segundo. A fim de suportar a crescente carga na rede que isso irá incorrer, masternodes são atualmente incentivados a executar nós, recebendo coletivamente uma participação de 45% da recompensa de bloco regular de novas moedas cunhadas. Finalmente, está sendo desenvolvido um hardware especializado de código aberto que permitiria que as transações escalem a rede de forma mais eficaz, mesmo com uma grande base de usuários regulares na rede.