Depois de ouvir a longa conferência acima do Dash Core para resumir o quarto trimestre de 2017, aqui estão as minhas principais conclusões:
1: Evolution e novidades no desenvolvimento
A pergunta que todos estão pensando: quando é que a Evolution vai sair? Quando o planejamento será atualizado? O Core clarificou que um planejamento atualizado seria lançado em breve, e que o time está trabalhando para um lançamento inicial no verão (do hemisfério norte, inverno no hemisfério sul) de 2018. Uma razão para os detalhes esparsos quanto ao escopo completo da Evolution foi a finalização de patentes defensivas para manter a tecnologia da Dash gratuita para ser usada por todos, em vez de patenteada por um troll ou uma companhia.
Reporta-se que sete novos desenvolvedores foram contratados no trimestre passado para agilizar o processo. Otimizações de compatibilidade com o código do Bitcoin também estão quase terminadas.
2: O Core agora é propriedade da DAO e está crescendo rápido
O Dash Core agora é legalmente propriedade do fundo da rede, tornando-o a primeira entidade legal propriedade de uma DAO no mundo. O Core também está trabalhando em um “plano de substituição” sobre como demitir ou substituir o time caso a necessidade surja, mais do que simplesmente fazer o processo bagunçado de parar de financiar a entidade e contratar um time diferente, o que iria em certos casos requisitar um início do zero.
No ano passado o Core cresceu de cerca de 25 desenvolvedores, quase todos trabalhando em meio período, para 60, quase todos trabalhando em tempo integral, e que estão implementando um novo processo de entrega baseado em scrum. Agora há uma nova posiçã9o de crescimento nas finanças, integrações, negócios e áreas de marketing, indicando que o Core está crescendo bem além de um simples time de desenvolvedores.
No primeiro trimestre o Core vai trabalhar em informes da comunidade, diversificar relacionamentos bancários(?), finalizando patentes defensivas e desenvolvendo programas de retenção para membros do Core, um time que até agora só teve um desenvolvedor abandonando o projeto em sua história.
Desenvolvimento de negócios
O departamento de desenvolvimento de negócios, renomeado como Soluções de Negócios, focará em integrações maiores em vez de negócios pequenos ou de porte médio para acelerar a velocidade de adesão. Negócios menores ainda serão a prioridade, mas lidarão com isso em maior parte construindo um sistema/site simples de integração para negócios serem capazes de se servirem. O Core também contratou um novo gerente de desenvolvimento de negócios regional.
3: Redesign do logo quase finalizado, novo plano de marketing vindo
Um redesign da logo da Dash com Ogilvy e Mather está progredindo bem, com os testes da nova logo se saindo muito bem universal e igualmente entre todos os setores da população global, incluindo uma versão da logo que é o velho logotipo já testado e aprovado com uma atualização. O resto do branding, incluindo esquemas de cor etc. que virão junto com a logo, também estão sendo trabalhados.
O primeiro trimestre incluirá o primeiro rascunho de um plano extenso de marketing, assim como anúncios online para testes, e a contratação de novos gerentes de marketing.
Bônus: respostas para duas perguntas-chave
Finalmente, durante o período de perguntas e respostas, algumas perguntas se destacaram em termos de importância.
Quais propostas para a tesouraria o Core vê como necessárias e quais parecem deslocadas? Mais propostas de desenvolvimento para negócios são necessárias, incluindo integrações, desenvolvimento, parcerias de longo prazo, etc. O que estamos vendo excessivamente é o financiamento de startups ou outros negócios sem nenhuma validação que poderiam facilmente não dar certo, em vez da opção menos arriscada de parceria com um negócio existente e comprovado.
Existe um plano de contingência em caso de um desastre afetar o time Core? No momento, 38 pessoas em todo o mundo tem permissão de dar commits, e existem muitos backups feitos, tornando a probabilidade de desastre bem limitada.