Todo trimestre, o time do Dash Core faz uma conferência trimestral para informar a comunidade e os masternodes do progresso e responder algumas perguntas. Essas conferências frequentemente duram horas, no entanto, nem todos têm o tempo ou a concentração para apanhar todas as informações relevantes da conferência. Buscando ajudar a comunidade a conseguir as informações relevantes, eu ouvi a conferência e incluí os anúncios/desenvolvimentos mais importantes que percebi.
Segue abaixo o link da conferência, junto com meus quatro destaques principais:
1: Nova Versão Intermediária 0.14 Introduzida e Adicionada ao Planejamento
Provavelmente o maior, e menos elogiado, anúncio da conferência foi a introdução de uma nova versão da Dash entre a versão 0.13 e o lançamento principal da Evolution 1.0: a 0.14. Esta versão intermediária vai em maior parte incluir a introdução dos quóruns longevos de masternodes (LLMQs). Esta adição estava originalmente planejada para o lançamento 0.13, no entanto devido à complexidade e significância desta melhoria ela não pôde ser incluída sem adiar o resto do lançamento por um mês inteiro. Assim, o 0.13 foi lançado em testnet, enquanto o 0.14 provavelmente será lançado no mês que vem.
Além de acrescentar uma nova versão, o Core lançou uma espécie de planejamento para as versões até a 1.0, resumindo os desenvolvimentos paralelos de três elementos principais: DashPay, Plataforma e Core. O elemento Core inclui o protocolo base da Dash, enquanto a Plataforma inclui o plano de fundo e a estrutura de suporte, e a DashPay engloba os elementos que ficam mais à frente do consumidor na maior parte dos elementos publicamente visíveis da Evolution. Desses três, só o Core possui lançamentos antes da versão 1.0, e nesse momento todos os três vão ficar sincronizados.
Baseando-se nos detalhes de lançamento já mencionados, é razoável assumir que a versão 1.0 não será lançada publicamente em 2018.
2: Registros de Nome, Novos Detalhes sobre a Evolution e outros Progressos no Desenvolvimento
O time Core ainda está finalizando o processo de registro de nomes de usuário, incluindo se os usuários precisarão (ou não) pagar para registrar seus nomes de usuários. Um sistema de avaliação, usado para marcar conteúdos nocivos na Evolution, ainda está sendo trabalhado, e provavelmente não será incluído no lançamento 1.0 inicial. O que provavelmente será incluído é um novo DApp MemoDash, que será semelhante à função de chat do MyDashWallet ou o Memo.Cash do Bitcoin Cash, permitindo que mensagens como tweets sejam postados permanentemente na blockchain.
Em lançamentos futuros, as funcionalidades da Evolution também serão adicionadas a carteiras antigas da Dash como as atuais carteiras móveis, enquanto a DashPay vai naturalmente incluir essas funcionalidades, mas permanecerá extremamente fácil e simples. O raciocínio é o seguinte, a DashPay deve ser tão simples e “a prova de idiotas” quanto possível para novos usuários, enquanto aqueles que já estão familiarizados com as criptomoedas podem querer uma flexibilidade maior e as capacidades à “moda antiga” das outras carteiras.
Já há vários whitepapers da Evolution, apesar de estarem todos desatualizados e não corresponderem aos objetivos e escopo da plataforma. No entanto, Bob Carroll acredita que eles são historicamente significativos e pode lançá-los publicamente em breve.
Finalmente, o esclarecimento sobre a Dash Copay, que foi completada até o teste beta público, mas provavelmente não continuará sendo desenvolvida, a não ser que a comunidade queira pegar o projeto. A demanda não foi alta o suficiente para que o time do Core dedique mais recursos a ela.
3: O Novo Formato de Atualização do Core e a Situação Financeira
Além das conferências trimestrais ordinárias, o time core mencionou mais atualizações acerca das operações para a comunidade para preencher a lacuna deixada depois da interrupção dos posts “O Que Está Acontecendo na Dash”. Com esse objetivo, com o lançamento dos slides de apresentação da conferência trimestral, os apêndices anexos incluem vários slides adicionais de informação sobre as operações e métricas do Dash Core.
Durante este período de baixa prolongada no mercado, muitos empregados estiveram trabalhando de graça ou por um salário reduzido. O Dash Core Group conseguiu reduzir significativamente os gastos orçamentários. Como resultado, no entanto os ativos subiram de 1.31 milhões de USD no final do segundo trimestre para 1.79 milhões agora. O Core continua comprometido a ficar abaixo de 60% do orçamento a não ser que haja outras ocorrências catastróficas.
4: Prioridades, Integrações, SEC, etc.
A entidade legal do Dash Ventures será publicada nesta semana, com um ou dois meses restantes até ela estar pronta para ser usada para dar à rede da Dash uma participação em certos projetos em troca do investimento. Há agora um engajamento e comunicação com a Comissão de Títulos e Ações (SEC) buscando uma garantia de não interferência; mas, por enquanto, nenhuma notícia acerca disso foi divulgada.
O lançamento da versão remodelada do site Dash.org é esperada para o final de Novembro/início de Dezembro.
A Alt36, solução para empresas baseada em Dash e focada no mercado de cannabis legal, muito antecipada mas aparentemente bem atrasada no cronograma de lançamento, disse que vai demonstrar transações ao vivo na MJBizCon no final desta semana.
Finalmente, o Core reiterou seu foco em 5 áreas principais para crescimento ótimo: Venezuela, cannabis, remessas entre EUA e México, jogos online e traders de criptomoedas.