Uma grande concessionária de veículos em New Hampshire começou a aceitar a Dash para pagamentos, já vendeu seu primeiro carro por Dash e está fazendo uma promoção exclusiva em Dash.

A AutoFair em Merrimack, New Hampshire recentemente começou a aceitar pagamentos em Dash, um dos primeiros grandes comércios da região a fazer isso. O primeiro veículo vendido por Dash, um Ford Fusion 2012, foi pago à vista inteiramente em Dash. A compra foi feita pessoalmente, com a carteira do tablet do comerciante. Além disso, a concessionária está fazendo uma promoção com o sistema Anypay para oferecer “Dash-back” para as próximas quatro vendas de carro, incluindo um bônus de 5% do preço da compra para o comerciante e 5% para o cliente, totalizando 10% do valor do carro com um limite máximo de 1 000 USD. Esta iniciativa foi financiada pela tesouraria da Dash e busca incentivar as compras em Dash no varejo.

De acordo com o CEO do Anypay Steven Zeiler, o surgimento de grandes itens tais como veículos à venda por Dash representa o próximo estágio no seu desenvolvimento como uma moeda do mundo real:

“Comprar um veículo com Dash sinaliza a próxima fase de adoção das moedas digitais na passagem para um mundo em que bens de capital permanentes, duráveis e caros podem ser comprados com dinheiro digital privado. Contraste isso com a infame pizza Bitcoin ou com restaurantes, ingressos de teatro — bens baratos e efêmeros. A próxima fase é o acesso a financiamento com criptomoedas. Financiar casas, apartamentos, carros, e outros equipamentos capitais.”

A AutoFair é talvez a maior loja em New Hampshire a aceitar pagamentos em Dash, algo que tende a ser comum entre lojas menores e cafeterias. No final do ano passado a compra de um carro com Dash e Bitcoin foi registrada, mas foi uma venda privada e não com uma grande concessionária.

A forte atuação presencial do Anypay é responsável por uma boa parte da presença da Dash em New Hampshire

A alta atividade comercial e concentração de comerciantes aceitando Dash em New Hampshire pode ser ligada ao Anypay e à apresentação consistente da Dash aos comerciantes pelos membros do seu time. No momento há mais de 80 comerciantes aceitando Dash na área, uma quantidade significativa para um pequeno estado semi-rural com menos de 1.5 milhões de habitantes. O Anypay criou um dos primeiros apps de ponto de venda viáveis, e o seu time se aproximou de dúzias de comerciantes individualmente para aceitarem Dash. De acordo com Derrick J. Freeman do Anypay, também há motivações pessoais nessa abordagem consistente:

“Por que fazer isso? Porque eu quero viver em um mundo em que eu consiga comprar o que eu quiser com dinheiro digital privado.”

O sucesso da Dash em New Hampshire foi o foco de bastante atenção na mídia, incluindo incontáveis artigos, vários documentários e um segmento na CNN.

O dinheiro fala mais alto que palavras para a adoção dos comerciantes

Convencer os comerciantes a aceitarem criptomoedas foi um esforço de praticamente uma década desde o surgimento do Bitcoin em 2009. Exemplos como os do crescimento da Dash na Venezuela e em New Hampshire se destacam por conta disso. Uma razão para um comerciante aceitar criptomoedas é para abrir um novo segmento de clientes em potencial. No entanto, de acordo com Freeman, cumprir de fato as promessas de compras pode trazer bem mais credibilidade aos olhos do comerciante.

“Eles estavam falando sobre isso, considerando a possibilidade, e ninguém conseguia fazê-los aceitar, e eu disse, “OK, eu faço. Vou comprar um carro, mas só se eles aceitarem Dash.” E ajudamos eles a entenderem que existe toda uma rede de clientes que querem usar Dash. Você precisa genuinamente tentar e comprar algo.”

Globalmente, mais de 3 400 comerciantes conhecidos aceitam a Dash para pagamentos, com mais da metade desse número só na Venezuela. Isto posiciona bem a Dash no caminho para testar o conceito de ampla adoção das criptomoedas.