O fundo de capital empreendedor Rockshield Capital anunciou este mês que tinha investido em uma série de companhias baseadas em blockchain, principalmente na Neptune Dash, uma companhia focada em construir e operar masternodes Dash e expandir o ecossistema Dash. No final do ano passado, a Neptune Dash concluiu uma rodada de financiamento de 20.7 milhões de USD, o bastante para adquirir mais de 25 masternodes nos preços atuais.
A Dash Force News falou com o co-fundador da Neptune Dash e CFO Troy Wong sobre o lugar da companhia no ecossistema Dash.
Dash Force News: Em um campo cada vez mais cheio como o das criptomoedas, por que a Dash, especialmente com a exclusividade e um investimento tão significativo?
Troy Wong: Antes de começar a Neptune Dash Technologies Corp. (TSX-V: DASH), meu co-fundador e eu (Cale Moodie) começamos o Neptune Asset Group Inc., uma sociedade de capitais de investimento focada em moedas digitais. Nós fizemos uma análise imparcial das várias tecnologias de blockchain e criptomoedas no ecossistema, e nos focamos na Dash por um número de motivos:
a). Um comunidade forte e unida que estava comprometida com o redimensionamento e avanço da blockchain da Dash do ponto de vista de infraestrutura técnica.
b). Um modelo de governança DAO* que leva em conta um sistema de incentivos balanceado para acionistas.
c). O planejamento de desenvolvimento da Dash em relação ao Evolution.
d). O sistema de alocação da recompensa de blocos para mineradores, proprietários de masternodes, e tesouraria da Dash.
Há quanto tempo a liderança da companhia esteve envolvida no espaço das criptomoedas?
TW: Eu fui iniciado nos investimentos em blockchain em 2013 como um trader de Bitcoin. Eu trabalhei em tempo integral em criptomoedas e blockchains por cerca de 10 meses primeiramente como um trader e depois como um Consultor Financeiro para a Jaxx Wallet & Decentral antes de começar a Neptune Dash.
Guy Halford-Thompson (Presidente do Conselho) — trabalhou em tempo integral com blockchain por mais de três anos e meio como Fundador e CEO da primeira companhia de capital aberto de blockchain (BTL Group Ltd.).
Jackson Warren (Diretor Independente) — trabalhou em tempo integral na blockchain por mais de quatro anos, trouxe em especial o primeiro caixa eletrônico de Bitcoin do mundo para o mercado em Vancouver em 2013.
Kalle Radage (Diretor Operacional) — trabalhou em tempo integral para o espaço de pagamentos e capital empreendedor pela maior parte da sua carreira. Kalle serviu como Presidente da Payfirma (uma companhia de capital aberto de processamento de pagamentos no Canada) por mais de 6 anos.
Cale Moodie (Presidente & CEO) — é um investidor e financiador no espaço blockchain desde 2013. Ele também já tem trabalhado comigo em tempo integral com blockchain faz mais de 5 meses, e é responsável pelas atividades nos mercados públicos.
Qual a diferença de um ETF** tal como vimos com o Bitcoin?
TW: Neptune Dash é uma companhia de operação de masternodes. Nosso mandato adquirir criptomoedas Dash e Hardware para facilitar transações na blockchain da Dash. Também planejamos dar suporte para o ecossistema Dash por meio de negócios auxiliares. ETF’s são um veículo de investimento bem diferente que facilitam a venda e compra de um ativo subjacente sem nenhuma atividade operacional além desse mandato.
Alguns investidores da Dash sacudidos pela subida e descida nos rankings de capitalização de mercado, isso te desencoraja também?
TW: a cenário das criptomoedas está mudando constantemente. Na Neptune Dash nós estamos focados m projetos de longo prazo com ecossistemas subjacentes, desenvolvimento, sistema de governança forte, e uma comunidade forte. Nós vemos todas essas características na Dash. Não estamos nem um pouco nervosos com a ascensão das blockchain alternativas que ganharam bastante atenção até agora. Nós estamos confiantes que a Dash está construindo algo para o longo prazo — e nós também vimos um grande retorno do nosso investimento até agora também.
Quais são as inclinações da Neptune Dash em relação a votos de masternode?
TW: Esta questão é algo que refletimos bastante e de maneira aprofundada como um conselho de Diretores. Nós não votamos ainda em nenhuma proposta na tesouraria que foram postas até agora, e não planejamos fazê-lo no momento. Nós gostaríamos de apresentar alguma propostas nossas para alguns eventos que estamos planejando para mais tarde em 2018, mas por agora ainda não tomamos uma posição oficial em relação a votos de masternode. Uma das coisas que amamos sobre a Dash é que a comunidade é unida e ágil em tomar decisões. Nós também apoiamos bastante o Ryan Taylor e o grande trabalho que ele está fazendo com a Dash enquanto DAO. Por agora a nossa posição é permanecer tão independente quanto possível o que inclui se abster de propostas na tesouraria. Se nós fizermos qualquer voto, vamos comunicar à comunidade o nosso pensamento.
Quantos nós você acredita que vai rodar? Quantos vocês esperam fazer este ano?
TW: Atualmente a companhia tem 8 masternodes e nós construiremos e operaremos muitos mais. Como uma companhia que busca abrir seu capital, não podemos comentar sobre o futuro no momento.
* Descentralized Autonomous Organization, organização descentralizada autônoma.
** Exchange-traded fund, fundo cotado em bolsa.