O Fundstrat Global Advisors descobriu numa enquete entre investidores institucionais e usuários do Twitter que a maioria dos indivíduos acredita que os preços das criptomoedas aumentarão durante uma recessão.
A enquete observou que 72% dos investidores institucionais acreditam que os preços das criptomoedas aumentarão durante uma recessão, enquanto 59% concordaram numa enquete do Twitter. O tamanho da amostra de investidores institucionais era 25, enquanto o tamanho da enquete no Twitter era 5 382. A enquete também descobriu que os bancos centrais eram vistos como a maior influencia nos preços das criptomoedas (35%), logo seguido dos mercados emergentes (28%).
No entanto, Mati Greenspan, um analista sênior de mercado no eToro, disse que a subida de preço durante uma recessão econômica não é uma certeza. Ele não “pensa que é tão binário assim” já que “nos últimos anos as criptomoedas tiveram uma correlação singular com os ativos de alto risco. Elas subiram conforme os investidores buscaram mais risco”. Ainda assim, ele disse que vê “o porquê dos investidores pensarem assim” e que “se houver um catalizador que faça as pessoas questionarem o papel dessas instituições, então ele consegue imaginar elas subindo”.
Criptomoedas como uma alternativa para o sistema financeiro tradicional
O Bitcoin só emergiu em 2009 depois do colapso financeiro de 2007/2008 e era relativamente pouco conhecido na época, de maneira que as criptomoedas permanecem sem o teste de uma ampla recessão econômica. Então os movimentos exatos de preço que as criptomoedas farão ainda não é claro. As criptomoedas são comumente apresentadas como uma alternativa para as moedas fiduciárias dos governos, portanto é feito o argumento que os indivíduos se voltarão para as criptomoedas como uma forma de escape durante uma retração econômica medida com os preços das moedas fiduciárias. No entanto, também há argumentos válidos de que as criptomoedas são um investimento de alto risco, pois possuem pouco histórico. Portanto, esta é a motivação por trás do argumento que os indivíduos abandonariam as criptomoedas buscando assegurar sua renda e riqueza em outros investimentos durante uma recessão econômica.
Uma preocupação significativa não é só se as criptomoedas serão capazes de aumentar e manter seu preço melhor do que a atual volatilidade que experimentam, mas o quão usáveis elas serão como moeda. Durante uma recessão econômica, as pessoas não estão só procurando por maneiras de assegurar sua riqueza, mas também por maneiras de gastar seu dinheiro de maneira eficiente em bens e serviços essenciais. Portanto, as criptomoedas serão de pouca ajuda, mesmo se os preços subirem, se os consumidores não puderem gastar as criptomoedas nos bens e serviços que precisam.
A Dash oferece segurança por meio da usabilidade
A Dash está continuamente tentando se tornar mais acessível e prática para os consumidores e investidores do mundo, porque está buscando ser uma moeda para os bens e serviços do cotidiano. A Dash vem aumentando as suas capacidade de investimento pela emergência de serviços de pooling de Masternodes que estão aumentando o número de pessoas capazes de investir em Masternodes da Dash e de se beneficiar das recompensas compartilhadas. Isto torna a Dash muito mais inclusiva, melhora a distribuição de riqueza, e deixa a rede no geral mais estável.
A Dash também se foca na integração com casas de câmbio, sistemas de POS, e diretamente com os comerciantes para aumentar a quantidade de locais onde os consumidores podem gastar as Dashs que ganharam. A Dash recentemente excedeu a marca de 3 600 comerciantes, e indivíduos podem ser vistos comprando subways, pizzas, sorvetes, café da manhã e muitos outros bens e serviços pelo país. Esta alta taxa de uso da Dash em transações no cotidiano torna a Dash uma alternativa bastante viável para as moedas fiduciárias do governo, especialmente durante uma recessão já que seus casos de uso no cotidiano estão constantemente aumentando graças a sua estrutura única de DAO. Conforme mais pessoas entram na rede da Dash por confiarem em sua estrutura e usabilidade, mais crescerá o seu preço e valor num ciclo virtuoso.