Com os preços das criptomoedas disparando, muitos proprietários de repente se viram donos de uma quantidade substancial de riqueza. Enquanto as criptomoedas vão se tornando mais comuns, a probabilidade de bandidos entenderem isso e virem atrás dos seus fundos aumenta imensamente, especialmente com a natureza irreversível das transações. Você deveria, portanto, tomar algumas precauções básicas para preservar a segurança dos seus fundos.

Controle os Seus Fundos

O princípio mais básico é ter controle de suas chaves privadas. Isso quer dizer evitar armazenar fundos em uma casa de câmbio ou em serviços de terceiros que guardam seus fundos por você. Se você não controla suas próprias chaves privadas, você não pode assumir que você tem propriedade absoluta dos seus fundos. Transfira-os para uma carteira onde você controla as chaves, tais como um cliente full-node ou uma carteira de hardware.

Controle seus Dispositivos

Evite usar conexões nas quais você não confia. Isso quer dizer que quando usando um laptop ou dispositivo similar, evite se conectar a uma cafeteria ou a um wi-fi de hotel. Se você estiver em um dispositivo móvel, desligue o wi-fi completamente e use seus dados quando usando sua carteira Dash.

Invista em um VPN. Usar uma rede privada virtual melhora a sua privacidade e reduz a probabilidade da sua atividade ser rastreada. É um bom investimento que custa bem pouco, e muitos provedores te permitem pagar em criptomoedas.

Acima de tudo, estabeleça uma opção segura de cold storage. Isso pode ser qualquer dispositivo isolado sem conexões com a internet, no entanto usuários não-técnicos deveriam certamente usar uma carteira hardware tais como uma Trezor ou uma Ledger. Armazene-a em um lugar seguro e discreto. Escreva as chaves de backup a mão e as armazene em um lugar discreto e seguro da mesma forma, preferivelmente com múltiplas cópias. Se você quiser ser especialmente hardcore, você poderia escrever as chaves em uma ordem diferente ou encriptar de outra forma, mas você só deve fazer isso se você estiver absolutamente certo que você não vai esquecer como acessar os seus fundos você mesmo. O maior ladrão de Dash é o descuido.

Mantenha-se Discreto

Se possível, permaneça pseudônimo. Se você é um membro ativo da comunidade das criptomoedas e sente a necessidade de ser vocal, por favor faça isso somente sob um pseudônimo bem conhecido. Pelo seu próprio envolvimento pode-se concluir que você possui uma certa quantidade de Dash, e quanto o preço dispara, pode ser similarmente concluído que você tem um patrimônio significativo. Algumas figuras naturalmente precisam permanecer públicas, mas o resto deve tomar bastante cuidado para permanecer fora do radar.

Não fale sobre seus ganhos! Uma certa quantidade de animação é compreensível quando um projeto no qual você acredita se sai bem, mas evite anunciar publicamente como seus fundos estão se saindo. E, por favor, nunca dê figuras precisas de qualquer parte dos seus fundos. Tudo que isso faz é dizer a um ladrão exatamente quanto eles têm a ganhar ao comprometê-los.

Tenha cuidado com a sua segurança pessoal. Reconheça que você se tornou um alvo maior ao investir em Dash. Seja discreto, proteja sua casa, avise aos outros quando você viajar, e, se possível, ande armado ou invista de outra maneira na sua segurança pessoal.