Dash Venezuela fez um crowdfunding para ajudar a financiar a organização da 9a Conferência Dash e 7ª Cidade Dash em 16 de Junho, já que a tesouraria da DAO estava sobrecarregada naquele mês e não podia financiar a continuação do projeto.
Eugenia e a Dash Venezuela originalmente se propuseram a sediar 12 Conferências Dash, 1 a cada mês, com o objetivo de tornar a Venezuela a primeira Nação Dash. Seus eventos tipicamente eram financiados na tesouraria, já que eles tinham grandes resultados tais como fazer da Venezuela um dos países com maior aceitação de Dash no mundo, com mais de 200 comerciantes registrados e atualmente ranqueada em 2o lugar no mundo com mais downloads da carteira Dash e visitas ao Dash.org. No entanto, a tesouraria da DAO estava apertada recentemente por conta das quedas no preço do câmbio com moedas fiduciárias e com as grandes propostas do Dash Core.
Ainda assim, Eugenia e seu time encontraram uma maneira de sediar a conferência fazendo um crowdfunding do evento. Edward do DASH.RED contou à Dash Force News a importância de fontes alternativas de financiamento para projetos historicamente bem-sucedidos.
“Quando a tesouraria estava com poucos fundos, os proprietários de masternodes expressaram interesse no financiamento de certos projetos da comunidade de maneira privada. Os tipos de projetos que poderiam ser financiados dessa maneira são aqueles feitos por membros de confiança na comunidade com retorno comprovado do investimento.”
A conferência da Dash Venezuela continuou com sua programação regular
No dia anterior ao evento, além de preparar o evento, Eugenia encontrou tempo para se reunir e falar com seus líderes regionais comunitários. No dia seguinte, o evento pareceu ser bem popular baseado em fotos postadas pela Dash Venezuela, que incluíam uma fila saindo pela porta e um teatro lotado. Eugenia abriu compartilhando “meses cheios de histórias de sucesso, pessoas, famílias, empresários e companhias” que adotaram a Dash e melhoraram a sua situação monetária e financeira. O evento então teve uma apresentação especial do Rodrigo da Dash Brazil sobre a “evolução do dinheiro por meio da tecnologia” e “como as realidades de nossos países têm crises que criaram espaços para grandes oportunidades”.
A conferência também uma chance para que todos os afiliados da comunidade local da Dash Venezuela tivessem um tempo no palco já que o envolvimento deles é crucial para um crescimento ainda maior da Dash na Venezuela ao se conectar com novos usuários e comerciantes em potencial num nível mais local e pessoal. Para interagir ainda mais com os consumidores e encorajar adoção da Dash, o evento passou para uma sessão de Perguntas e Respostas, uma sessão de um para um, e entrevistas com jornalistas. Essas sessões ajudaram a responder diretamente perguntas dos consumidores sobre a Dash e sobre como a Dash pode beneficiá-los diretamente. Depois disso, eles passaram para a Cidade Dash para que empreendedores trocassem bens e serviços com os consumidores por Dash.
No geral, o evento foi novamente um enorme sucesso, apesar das circunstâncias, e Eugênia ficou muito grata.
“… Bem, não foi tão fácil, mas felizmente recebemos suporte de muitos membros da comunidade, não só com doações, mas também com conselhos e tempo dedicado para entender sobre que é nosso trabalho e como podemos melhorá-lo. Eu e meu time estamos eternamente gratos a essas pessoas que doaram e nos ajudaram, tanto anonimamente quanto abertamente. Edwart Stoever fez uma boa doação, também o Rodrigo da Dash Brazil fez sua parte como palestrante, assim como ajudou bastante na produção de conteúdo. Eu e alguns membros do time da Dash Venezuela também doamos nossa parte este mês.”
O time da Dash Venezuela está tentando um processo similar de crowdfunding para a 10a Conferência Dash e 8a Cidade Dash em Julho e já teve um progresso significativo.
A comunidade Dash realmente quer que a Dash seja bem-sucedida
As doações pela comunidade da Dash demonstram tanto a generosidade quanto os incentivos da comunidade da Dash. Já que a Dash Venezuela era incapaz de conseguir financiamento devido ao stress recente da tesouraria da DAO, eles foram capazes de pensar fora da caixa e fazer um crowdfunding. As doações da comunidade Dash podem ser vistas tanto como altruísmo da comunidade ou como incentivos econômicos. Altruísmo da comunidade já que membros da comunidade Dash conhecem os operadores pessoalmente e reconhecem que o projeto têm um forte registro de sucesso que eles provavelmente querem que continue. Incentivos econômicos já que o evento promove a Dash e, historicamente, tem uma taxa relativamente alta de conversão de novos usuários da Dash, o que beneficia os doadores aumentando a adoção e portanto o valor da Dash. Ainda assim, ambas as opções beneficiam a rede e todos os usuários já que elas ajudam a aumentar o financiamento da tesouraria para ajudar a promover a Dash; só as motivações diferem.
Esta ocorrência demonstrou ainda mais que a Dash tem a habilidade de se adaptar em cenários variáveis tais como uma tesouraria da DAO temporariamente sobrecarregada. Esta adaptabilidade é chave para o crescimento futuro da Dash já que é impossível prever o futuro e portanto é impossível construir todos os cenários possíveis no código. Todas as criptomoedas sofrem deste mesmo problema, mas a Dash claramente demonstrou uma habilidade de se adaptar efetivamente e resolver cenários variáveis.