Tanto a adoção quanto o hashrate de mineração da Dash alcançaram novas alturas enquanto a economia dos EUA mostra sinais de problemas no longo prazo.
De acordo com o DiscoverDash — o site que lista os comerciantes Dash pelo mundo — 4 015 negócios em todo o mundo aceitam a Dash como forma de pagamento. Provavelmente isto é uma estimativa conservadora, pois muitos processadores de pagamento — como a GoCoin — não listam publicamente seus clientes, e só a CoinGate, que permite pagamentos em Dash por padrão, tem 4 000+ de comerciantes pelo mundo.
Enquanto isso, o poder de mineração da Dash bateu um novo recorde. No momento, o hashrate alcançou o nível sem precedentes de 2.89 petahashes, segundo dados do BitInfoCharts. O último recorde foi conquistado no fim de Dezembro com 2.63 petahashes. Na época a Dash tinha alcançado um preço recorde de mais de 1 500 USD por moeda. O atual recorde de hashrate veio num momento em que o preço permanece em cerca de 10% do que era quando o recorde anterior foi alcançado.
Ron Paul: Isente as criptomoedas dos impostos sobre ganho de capitais para salvar a economia
Este crescimento no ecossistema da Dash vem num momento em que outros setores da economia mostram sinais de preocupação. A dívida nacional dos EUA continua a crescer numa taxa inacreditável, se aproximando rapidamente dos 22 trilhões de USD. De acordo com as projeções do Comitê pelo Orçamento Federal Responsável, se não houver mudanças nas atuais políticas de gastos, a dívida nacional dos EUA será seis vezes maior que o PIB do país em 2093, quando a população nascida em 2018 alcançaria 75 anos de idade.
O antigo deputado e candidato à presidência dos EUA, Ron Paul, expressou preocupações, alegando que práticas insustentáveis do banco central provavelmente levariam a uma recessão em breve. Isto poderia precipitar o colapso de moedas fiduciárias como o dólar americano. Para evitar essa situação, Paul recomendou políticas de impostos favoráveis para reservas de valor alternativas, como as criptomoedas:
“A única maneira de evitar uma crise é forçar o Congresso a acabar com a nossa loucura monetária. Os primeiros passos são aprovar a lei de Auditoria do Fed, permitindo que as pessoas usem moedas alternativas, e isentando todas as transações em metais preciosos e criptomoedas dos impostos sobre ganho de capitais e outros impostos.”
Paul foi por toda vida um defensor dos metais preciosos e de outras formas de moeda forte, recentemente colocando mais ênfase nas criptomoedas como uma alternativa para o dinheiro controlado pelo governo.
O “milagre venezuelano” da Dash poderia se expandir para o mundo todo durante uma crise
Os sucessos dos esforços da Dash na Venezuela podem se tornar um modelo global para adoção caso aconteça uma crise econômica global. No momento, praticamente 2 200 comerciantes aceitam a Dash como pagamento na Venezuela, mais de 50% do total global conhecido. Isto é devido a combinação de vários times da Dash, que trabalharam presencialmente para acelerar a adoção no ano passado, assim como devido aos problemas econômicos consideráveis da Venezuela, com a hiperinflação trazendo problemas de armazenamento de valor e também de transações. A Dash tem um suprimento fixo e estável, e pode fazer transações instantaneamente para qualquer lugar no mundo por frações de centavo, oferecendo uma alternativa superior. No caso plausível da falência de outras moedas pelo mundo, podemos ver uma oportunidade similar para a adoção da Dash crescer.