O Dash Text, a plataforma Venezuelana que possibilita aos consumidores enviar e receber Dash, com mensagens de texto SMS, agora incorporou uma funcionalidade de integração simplificada com um POS, facilitando o envio de Dashs de um celular básico para a carteira de um comerciante.
https://twitter.com/StayDashy/status/1062720453725179904
No vídeo, Lorenzo, o CTO do Dash Text, demonstrou as novas funcionalidades da atualização fazendo uma compra em uma copiadora local. A caixa pôde digitar o valor da compra na tela do seu terminal de POS e receber o comando “Compra 75605” na parte inferior da tela. O consumidor envia uma mensagem de texto com esse comando de compra para o número do Dash Text e recebe uma mensagem de volta para confirmar a quantia, que é depositada na carteira do comerciante depois da confirmação.
Alejandro contou à DFN como a carteira dos usuários no Dash Text é criada no seu primeiro uso do Dash Text, parecido com a MyDashWallet, e pode a partir daí movimentar os fundos livremente. Alejandro também destacou como é possível enviar Dashs de uma carteira normal de smartphone para um usuário do Dash Text, contanto que o usuário do smartphone consiga “o endereço público do usuário do Dash Text, então o usuário do DT envia o seu endereço para o remetente e então o remetente copia o endereço e envia o dinheiro”. O Dash Text então “usa a API do Blockcypher para transmitir as transações para a rede, todas as transações do Dash Text são transações reais armazedas na blockchain, e nenhuma chave privada é armazenada nos nossos servers, todos os dados são apagados depois de alguns milissegundos”. Lorenzo discutiu os detalhes técnicos com mais profundidade em uma aparição anterior no podcast Dash.
Tornando as criptomoedas mais acessíveis para mais indivíduos
Como dito no tweet, 60% dos Venezuelanos não têm um smartphone, que é uma maneira portátil e, historicamente, a maneira preferida de se fazer transações com criptomoedas. Portanto, para as criptomoedas verdadeiramente ajudarem indivíduos empobrecidos em países com uma penetração relativamente pequena dos smartphones, soluções com mensagens SMS eram necessárias. O Dash Text oferece essa solução na Venezuela, e atualmente tem planos de desenvolver uma “integração com o Whatsapp e Telegram para que todos no mundo possam usá-lo para enviar dinheiro simplesmente digitando um número de celular, isto será uma ferramenta incrível para remessas.”
O CoinText está buscando um objetivo similar operando uma plataforma parecida em outros países para o Bitcoin Cash e para a Dash, e também recentemente se integrou com a plataforma de POS do AnyPay. O CoinText também emprega uma funcionalidade simples baseada em texto, visando facilitar o envio e recebimento dos fundos em celulares básicos. O Dash Text e CoinText são duas soluções que facilitam que os consumidores gastem suas Dashs mesmo se eles não tiverem um smartphone, um passo importante para uma adoção mais ampla das criptomoedas.
A adoção da Dash está se espalhando pela Venezuela
A Dash já é aceita por mais de 2 200 comerciantes na Venezuela conforme os consumidores e comerciantes adotam a Dash em massa. A Dash foi capaz de alcançar isso por conta da sua habilidade de financiar divulgação na comunidade para educar os consumidores sobre a Dash e sobre como ela pode ajudar a melhorar suas vidas. Alejandro, Lorenzo e seu time não só deram suporte para usuários do Dash Text, mas também deram assistência geral com o Dash Help para ajudar a lidar com problemas que os consumidores experimentam com a Dash. O programa Dash Merchant deles, a Dash Venezuela e seus afiliados continuam a trazer novos comerciantes pelo país. Além disso a parceria da Dash com o Kripto Mobile ajuda a oferecer smartphones acessíveis, pré-carregados com Dash e funcionalidades de criptomoedas como outra opção de recepção dos Venezuelanos.
Esses esforços permitiram um ecossistema diverso de aceitação da Dash pelo país, que começa a criar um efeito rede de adoção. Conforme mais comerciantes começam a aceitar a Dash e a usar soluções de POS, faz sentido expandir para os consumidores que não tinham um smartphone, mas ainda precisavam escapar a inflação rápida do bolívar. O Dash Text fez exatamente isso tornando muito mais fácil incorporar a funcionalidade do Dash Text nos sistemas existentes sem criar incômodos para consumidores e comerciantes.