O Dash Core lançou um portal de documentação para desenvolvedores para delinear o funcionamento interno e os detalhes do código-fonte da Dash.
O contratante do Dash Core — ThePhez — explica que o propósito do portal é criar um recurso de desenvolvimento para reduzir a pressão sobre os desenvolvedores da Dash:
“É basicamente tentar colocar uma boa documentação no mundo para as pessoas interessadas nos detalhes, e aliviar um pouco da carga sobre as únicas pessoas que têm um bom entendimento dele (i.e. os desenvolvedores do Core). Na verdade começou como uma proposta que o [desenvolvedor do Dash Core] Quantum passou no ano passado para atualizar os BIPs. Eu trabalhei nisso para ele, e isso nos levou a esta documentação.”
Anunciado pela primeira vez no planejamento oficial da Dash sob o título de “Lançar um portal somente-leitura para documentar o projeto, que estará aberto para a comunidade inteira (para garantir transparência)” marcado para Setembro de 2017, este projeto foi modelado a partir do portal do desenvolvedor do Bitcoin.org, o site principal para Bitcoin, de acordo com ThePhez:
“Bitcoin.org tinha uma ótima documentação e há muita coisa em comum na parte técnica. Mas todas os grandes pontos específicos da Dash estavam obviamente de fora. Então eu fiz um fork do site deles e comecei a trabalhar.”
Um recurso completo, aprofundado de documentação para simplificar as perguntas para os desenvolvedores
ThePhez vê isso como uma maneira para tanto usuários regulares curiosos quanto para desenvolvedores explorarem a fundo as especificações técnicas da Dash sem precisar acessar o código-fonte em si:
“O objetivo é dar fácil acesso às informações relevantes do protocolo da Dash sem precisar se adentrar no código-fonte do Dash Core para encontrá-las. Será primariamente para desenvolvedores, provavelmente. Providencia os detalhes técnicos do protocolo em uma maneira bem independente da linguagem (i.e. sem necessidade de aprender C++). Com sorte ele fecha a lacuna entre o nível do código fonte e os ótimos guias que o [chefe de documentação e wiki do Dash Core] Strophy coloca que estão geralmente num nível mais alto. Pessoalmente, achei o Bitcoin.org imensamente útil quando eu estava tentando entender o Bitcoin pela primeira vez no nível de protocolo de rede, então estou feliz em ser capaz de contribuir para a Dash adicionando os detalhes relevantes para nós em um site similar.”
Enquanto baseado no código-fonte original do Bitcoin, e se inspirando fortemente nas suas inovações como precursor das criptomoedas modernas, a Dash ainda assim foi pioneira em uma gama de inovações. Muitas delas, tais como o PrivateSend, InstantSend, masternodes e a tesouraria, foram repetidas incontáveis vezes, enquanto outras, tais como a tecnologia do spork, até agora continua exclusiva da Dash. A futura plataforma do Evolution promete revelar uma gama de novidades e inovações únicas, tais como o Dash Drive e a DAPI. Ter um portal minucioso de documentação, portanto, será crucial para o desenvolvimento contínuo do ecossistema da Dash, e irá servir como fonte de inspiração para outros projetos também.
O planejamento ambicioso de desenvolvimento para a Dash em 2018
A Dash tem um calendário completo de desenvolvimento para 2018. De acordo com o planejamento oficial, o lançamento público da plataforma da Dash apelidada de Evolution está programado para o inverno (verão no hemisfério norte) de 2018, e comunicações recentes com os desenvolvedores confirmam que um produto mínimo viável está ainda marcado para a data de lançamento no inverno. Isto irá provavelmente incluir uma carteira amigável com usuário e senha substituindo as chaves públicas e privadas no front-end, enquanto ainda mantêm o funcionamento original da Dash no back-end, assim como um sistema para adicionar amigos.