O Dash Core já registrou patentes preliminares defensivas para sua futura plataforma Evolution, marcada para lançamento este ano.

Evolution é o codinome dado à nova plataforma em cima da rede existente da Dash que vai possibilitar uma experiência de usuário radicalmente melhorada para usuários comuns, algo que elusivo para o espaço das criptomoedas até agora. De acordo com o CEO do Dash Core Ryan Taylor, essa barreira de facilidade de uso têm sido um obstáculo para a visão da Dash de ser uma moeda forte e revolucionária para o mundo inteiro usar:

“O projeto da Dash sempre foi focado em tornar as criptomoedas acessíveis a todos independentemente de conhecimentos técnicos. A plataforma Evolution tornará essa visão uma realidade, entregando uma experiência descentralizada — semelhante ao PayPal — que é necessária para a adesão em massa e para se tornar relevante para as pessoas em sua vida cotidiana.”

O risco em potencial dessa tecnologia ser usada e patenteada por corporações, bancos centrais, ou outras entidades, efetivamente restringindo o seu uso aberto e livre, impediu muitas notícias detalhadas e demonstrações para a comunidade em geral sobre o progresso da plataforma Evolution. Agora que as patentes preliminares estão registradas, notícias mais regulares e detalhadas serão lançadas no curso do ano.

Uma medida para bloquear trolls de patentes e manter a Dash livre para ser usada por qualquer um

O propósito das patentes registradas pelo Dash Core é manter o compromisso da Dash em oferecer acesso a tecnologias de cripotmoedas revolucionárias para qualquer um em qualquer lugar do mundo. Para assegurar isto como uma tecnologia aberta e livre, o Dash Core antecipou ataques futuros por trolls de patentes. Agora que as patentes preliminares foram registradas, de acordo com Taylor, atualizações mais detalhadas sobre o lançamento da plataforma podem ser compartilhados com o público em geral, incluindo várias demonstrações do produto nas próximas semanas:

“A Plataforma Evolution vai introduzir melhorias dramáticas à rede da Dash, e nós não podemos esperar para lançar oficialmente a versão Alfa da plataforma este ano. Este registro da patente foi uma grande conquista para nós, e nos permite compartilhar propostas de melhorias da Dash — uma série de documentos técnicos descrevendo a tecnologia do Evolution — com a comunidade da Dash nas próximas semanas.”

A tecnologia da Dash sempre teve código aberto e sempre esteve disponível para qualquer um usar, visualizar, ou aprimorar, e muitos imitadores surgiram com o passar dos anos, modificando ou construindo sobre as inovações centrais da Dash. Agora que a atenção dada às criptomoedas cresceu significativamente na cultura global, a Dash adotou uma abordagem mais cuidadosa para lançar novas criações. A Evolution está sendo desenvolvida em um repositório privado para impedir que ela seja capturada e roubada por trolls de patentes, e uma vez terminada e com as patentes defensivas finalizadas, se tornará de código aberto.

No momento, a patente não está disponível publicamente, apesar de que após o registro de uma patente não provisória ela estará, daqui cerca de 18 meses. A patente atual é intitulada “Methods and Systems for Object Validated Blockchain Accounts”, e assegura a sobreposição da plataforma Evolution sobre a rede Dash existente. Esta sobreposição permitirá que contas baseadas em blockchain e armazenamento distribuído de metadados e regras que governam as interações entre contas, tudo de uma maneira completamente descentralizada.

A Dash está construindo uma estrutura para a sua inovação revolucionária da DAO

A Dash tomou vários passos para criar uma estrutura no mundo real para esta grande inovação em particular, a organização descentralizada autônoma (DAO). Além das patentes defensivas citadas, a Dash também estabeleceu uma estrutura jurídica na Nova Zelândia para dar à rede da Dash a habilidade de possuir propriedades e organizações. Recentemente, o grupo do Dash Core se tornou a primeira entidade legalmente possuída pela DAO da Dash, permitindo que a rede vote em decisões sobre o time Core, incluindo transferências de propriedade ou potencial remoção de membros.

A DAO é a criação que viverá mais do que o fundador da Dash, seu time de desenvolvimento, ou qualquer um dos seus participantes atuais. Isto é por conta da maneira que a DAO da Dash foi projetada, qualquer um rodando o software pode minerar, adquirir Dashs, rodar um masternode, e começar a votar em propostas da tesouraria, inclusive também fazer propostas para a rede. Por conta dessa habilidade única da organização da Dash de sobreviver a um evento no nível de extinção onde todos os atuais empregados e liderança da Dash são dizimados ou silenciados de outra forma, as chances de sobrevivência da DAO pelas próximas décadas são consideráveis. Por conta dessa longevidade, os membros chave da Dash estão preparando o lugar dessa nova estrutura radical no mundo moderno, incluindo uma proteção legal única.