O Dash Core Group recentemente comunicou que 80%+ dos masternodes e 95%+ do hashrate estão na versão 0.13 depois que eles lançaram algumas importantes revisões e melhorias na versão 0.13.1.
[tweet https://twitter.com/lizrobuck/status/1096372242248884224 align=’left’]
Para contexto, a versão 0.13.0 envolve o uso do Spork 15 para criar as Listas Determinísticas de Masternodes e pagar somente os masternodes que se atualizarem. No entanto, este Spork também vai resetar todos os votos da tesouraria, e portanto o Dash Core Group deseja iniciar esta fase no início de um novo ciclo de votação para minimizar a interferência. Eles estavam planejando fazer no início de março, mas isto não se alinhou com a atual taxa de atualização. Então em vez de empurrar o Spork 15 para frente e ter um dominó de atrasos, o Dash Core Group lançou a versão 0.13.1 para permitir ao mineradores sinalizarem a DIP 3 em todos os blocos mais cedo do que tinha sido planejado inicialmente.
Esta decisão mantem o Dash Core Group mais alinhado com seu cronograma, que eles planejam manter atualizado conforme eles lançam novas atualizações do status do progresso da versão 0.13, a próxima versão 0.14, e a versão 1.0 (a.k.a o começo da Evolution).
Adaptando-se a mudança de cenários
O motivo pelo qual a atualização estava demorando era que, para adotar a DIP3 era necessário que 80% dos blocos num período de 4 032 blocos sinalizassem que a mudança DIP3 fosse “fixada” e isto só ocorreria quando os mineradores e os masternodes estivessem na v0.13. Isto foi feito para evitar que os mineradores sinalizassem antes da rede de masternodes. No entanto, a “combinação das duas checagens entrarem em efeito requer 89% de suporte tanto de mineradores quanto dos masternodes ao mesmo tempo”, de acordo com o post de Liz Robuck, Proprietária Chefe de Produto no DCG. Portanto, o DCG chegou na conclusão que sto era restritivo de mais já que 75% dos masternodes já haviam se atualizado e que esse número provavelmente alcançaria 80% na época que 80% dos mineradores tivessem se atualizado. Além disso, há uma “janela de 4 032 blocos depois que a DIP3 seja fixada, dando tempo adicional para os masternodes se atualizarem antes que as recompensas de masternode cessem para os masternodes desatualizados”.
Este pensamento em movimento com sorte permitirá que o resto da atualização prossiga como planejado para ativar o Spork 15 no início de Março. Além disso, o DCG lançou algumas novas funcionalidades:
- “Agora pode-se verificar pacotes de transição de estado usando o Protocolo da Plataforma Dash (DPP)”
- “Codificou mudanças de design para o usuário de pagamento e mudanças nas cores dos temas de perfil do app DashPay”
- “Codificou a UI para o InstantSend Automático na DashWallet (Android)”
Estas são adições para as numerosas outras funcionalidades que fazem parte da v0.13.0 que já foram lançadas no final de Janeiro.
- “Primeiro ChainLocks ocorreu numa devnet”
- “Protocolo de Plataforma Dash (DPP) completamente integrado com o maior pull request de toda a história do projeto Dash Drive”
- “Código completo para ações de pagamento e recebimento no app DashPay”
- “Começou a lançar a v2.1.1 da Dash Wallet no iOS (composta em geral de consertos para bugs); será completamente lançada em 2/4”
- “Começou a lançar a v6.3.1 da Dash Wallet no Android (contem um conserto para um problema de crash); será completamente lançada em 2/1”
Estas são as funcionalidades iniciais e mudanças estruturais necessárias para suportar até mesmo as funcionalidades mais avançadas da Evolution.
O Dash Core Group habilidosamente se adapta para manter o lançamento da Evolution à vista
O Dash Core Group enfrentou críticas negativas no passado por perder prazos quando se tratava do lançamento da Evolution, mas recentemente eles têm publicado mais planeamentos e fazendo um esforço para manter a comunidade informada sobre o processo de desenvolvimento e sobre a linha do tempo. Esta última mudança de desenvolvimento é um sinal da habilidade do DCG para pensar rapidamente e fazer mudançar para se manter leal ao planejamento de lançar a Evolution em breve. Se eles não tivessem lançado a v0.13.1 então eles podem ter perdido a oportunidade da janela de atualização em Março e precisaram esperar até Abril, que teria empurrado o lançamento da Evolution para ainda mais tarde.
Como pode ser visto no planejamento acima, a v1.0, também chamada de Evolution, conterá Usuários Blockchain, DAPI, o Dash Drive e o MVP da Dash Pay que será um dos primeiros usos da plataforma Evolution para oferecer aos usuários a habilidade de criar nomes de usuários, se conectar com contatos, pagar e receber dinheiro. Estas são funcionalidades revolucionárias para criptomoedas e naturalmente estão demorando um pouco para serem desenvolvidas para estarem prontas para uso pelo consumidor e pelo comerciante. No entanto, o Dash Core Group está trabalhando tão rápido quanto pode durante a baixa no mercado para garantir que estarão prontas.