A Dash anunciou uma data de eleição dos “Protetores do Trust” do Trust Irrevogável da DAO da Dash, desenvolvendo a eficiência da descentralização da rede da Dash.

O principal braço de desenvolvimento da Dash, o Dash Core Group, é controlado pela rede de masternodes — assim como todos os vários projetos financiados inteiramente pela tesouraria — tornando a Dash um dos projetos mais descentralizados do setor. O controle é efetivado por meio de um voto simbólico do masternode; ou, de maneira mais concreta, pela retirada ou concessão de financiamento. O Trust Irrevogável da DAO da Dash foi criado para formalizar e simplificar essa posse da rede, como foi resumido em um novo post escrito pelo CEO do Dash Core Ryan Taylor:

“O Dash Core Group (“DCG”) anunciou em Julho de 2017 a formação do Trust Irrevogável da DAO da Dash, com a intenção de garantir que as operações do Dash Core Group seriam efetivamente controladas e governadas pela rede da Dash. O trabalho de preparação do Trust foi completado no fim de Dezembro de 2017 e publicamente anunciado em Janeiro de 2018. A rede da Dash é a beneficiária final do Trust, e o Trust possui 100% das ações do Dash Core Group Inc.”

Ao ter posse direta de ativos como o Dash Core Group, em vez de simplesmente controlar uma grande fonte de renda, a organização autônoma descentralizada da Dash (DAO) torna-se capaz de reivindicar de maneira mais realista o total controle descentralizado e a posse sobre o ecossistema. Para isto, um grupo de seis protetores do Trust serão eleitos pela rede de masternodes em Março, e será capaz de garantir este controle direto sobre o time do Core, de acordo com Taylor:

“Os Protetores do Trust são um grupo de seis indivíduos que garantem que o Trust opere como esperado. Você pode pensar neles como um conselho administrativo do Trust. Eles dirigem o trabalho do trustee, que cuida das operações cotidianas do Trust, e pode substituí-lo a qualquer momento. Os Protetores do Trust também supervisionam o conselho administrativo do DCG e podem iniciar a remoção de qualquer um dos diretores se assim instruídos pelos masternodes por meio de uma proposta de decisão.”

Este passo promete garantir contabilidade máxima não só para o time do Core como um todo, mas também para os executivos individuais.

Uma evolução na estrutura da Dash para mais descentralização e eficiência

A decisão de eleger os Protetores do Trust representa uma evolução da Dash em direção a um ecossistema mais eficiente e descentralizado. Como primeiro passo, de acordo com Taylor, os membros da diretoria do Dash Core Group, que estão cumprindo esse papel temporariamente, serão substituídos por novos Protetores do Trust, evitando que membros do Core façam esse serviço no futuro:

“Os Protetores do Trust são eleitos pela rede de masternodes anualmente. Atualmente, um subconjunto do conselho administrativo do DCG age como protetor, pois alguém precisava ser apontado para essas posições durante a formação do Trust. Daqui para frente, o pessoal do DCG será proibido de concorrer a uma posição de Protetor do Trust. Isto garantirá que o corpo de Protetores do Trust seja independente.”

A principal funcionalidade desse novo arranjo será permitir que a rede tenha controle direto sobre o Dash Core Group e seus membros, algo que não era possível antes. Antigamente, o único recurso para a insatisfação da rede com a performance do time core era a “opção nuclear” de cortar o financiamento de toda a operação. Este arranjo aumentava significativamente o custo de alterar o status quo, impactando a praticidade de exercer esse controle direto:

“Com este arranjo, o DCG tomou o primeiro passo para garantir que a rede da Dash sempre teria controle completo sobre a direção do projeto, sem recorrer ao passo drástico e disruptivo de retirar o financiamento do DCG e desenvolver um time inteiramente novo para replicar suas funções primárias…

No entanto, até agora, a rede não teve poder direto sobre o Dash Core Group Inc. além das propostas de decisão, porque seis das posições de “Protetores do Trust” supervisando o Trust foram inicialmente preenchidas com membros do time do DCG. Para completar o processo de estabelecer o propósito do Trust, estamos organizando eleições para os Protetores do Trust, que terão a habilidade de supervisionar e substituir os diretores do DCG. Os Protetores do Trust serão uma nova ferramenta nas mãos da rede para moldar o futuro do projeto.”

Enquanto o assunto primário do Trust tenha inicialmente sido o Dash Core Group, outras entidades no ecossistema podem de maneira similar conceder posse para o Trust Irrevogável no futuro.

A DAO histórica da Dash faz história novamente por codificação legal

O estabelecimento do Trust Irrevogável da Dash representa outra instância da Dash evoluindo a descentralização do espaço. A Dash iniciou esta tendência criando a primeira DAO, garantindo um sistema completamente descentralizado com a criação de um ecossistema autossustentável de participação aberta, financiamento próprio e mecanismo de tomada de decisão. Este arranjo significa que, em teoria, qualquer indivíduo e grupo envolvido na Dash poderia ser eliminado e a DAO poderia ressuscitar do zero contanto que o código ainda esteja disponível. O estabelecimento do Trust Irrevogável codifica esse novo sistema no velho sistema legal global, criando uma descentralização real em ambos os mundos.