Muitos entusiastas das criptomoedas desejam ser capazes de gastá-las localmente, mas não têm ideia de como tornar isto uma realidade; por isso acabam parados, na esperança de que apareçam as soluções perfeitas para o comércio. Enquanto um ecossistema empresarial mais completo ainda está em desenvolvimento para a Dash, a infraestrutura já existe para que ela seja usada para pagamentos agora mesmo. Poderia até mesmo valer a pena para uma pequena empresa, por exemplo uma cafeteria. Aqui vai uma comparação entre as taxas de processamento de cartão de crédito do Square — uma solução popular para pequenos negócios — e as taxas da Dash, assim como um guia para preparar uma empresa para começar a aceitar Dash.
Square vs. Dash
Taxas de pagamento
Mesmo que as taxas do Square não sejam completamente uniformes, elas tendem a ficar um pouco abaixo de 3%, e números de cartão digitados manualmente possuem um custo adicional. Por outro lado usando o Uphold para converter a Dash corta essa taxa pela metade. Aceitar Dash diretamente reduz essa taxa efetivamente para zero, mas isto introduz um risco maior devido as flutuações de preço e maior complexidade na hora de pagar contas (por enquanto).
Square: 2.75%
Dash com Uphold: 1.25%
Dash: 0%
Taxas de transferência
A taxa única do Square já inclui a maior parte das transferências bancárias. O Uphold cobra uma taxa de 3.99 USD para transferir um valor em moeda fiduciária para uma conta bancária. Isto quer dizer que o Uphold só economizará dinheiro no total se o comerciante esperar tempo o suficiente para fazer a transferência para seu banco. Transferir fundos diretamente em Dash custa praticamente nada, mas como mencionado antes, isto introduz uma flutuação e um risco de usabilidade como mencionado antes.
Square: 0 USD
Dash com Uphold: 3.99 USD
Dash: ≈0 USD
Comparação geral das taxas
Square: Mais econômico para transferir pequenas quantias para um banco.
Dash com Uphold: Taxas mais baratas que o Square quando transferindo 200 USD ou mais, quanto mais melhor.
Dash: Virtualmente sem taxas, mas carrega uma flutuação e risco de liquidez neste período inicial.
Como Preparar um Pequeno Comerciante para Aceitar Dash
1: Consiga uma carteira ou uma conta no Uphold
O primeiro passo é decidir como o comerciante quer aceitar Dash: diretamente ou com conversão. No último caso, cadastre uma conta no Uphold para eles e um cartão de moeda fiduciária (um cartão de USD por exemplo). No primeiro caso, crie uma carteira que case bem com o aparelho dele, garanta que ele faça backup, e que ele guardou esse backup em um lugar seguro. Para a carteira, encontre e copie a sua chave pública. Para o Uphold, carregue o cartão fiduciário, selecione a Dash, e copie esse endereço de Dash.
2: Prepare o Spark
No dispositivo de ponto de venda, vá até o site do Spark e encontre o app na Play Store ou App Store, ou clique no “web app” no canto superior direito, depois no canto superior direito do navegador selecione “salvar na página inicial”. No app, o menu superior esquerdo mostrará as configurações. Cole o endereço de Dash (Uphold) ou a chave pública (carteira Dash) no campo superior e ajuste outras configurações. Escolha uma senha e salve. O comerciante agora está pronto para aceitar pagamentos em Dash tão facilmente quanto no dinheiro.
3: Poste no DiscoverDash e faça propaganda com encontros
Finalmente, liste o comerciante no DiscoverDash. Se você é parte de um grupo de entusiastas de criptomoedas na área, tente arranjar um encontro no estabelecimento. Frequente a loja você mesmo e ajude a construir uma base de clientes.