O Dash Text, um serviço de carteira possibilitando transações via mensagens SMS, lançou seu teste beta público na Venezuela.

O serviço opera carteiras Dash por meio de comandos baseados em SMS, enviados para um código curto de 5 dígitos similar àqueles usados em votações populares baseadas em SMS. Isto permite que qualquer pessoa com um telefone celular de qualquer tipo possa fazer transações em Dash sem precisar de uma conexão com a internet, um bônus em particular num país onde só 40% da população tem acesso a um smartphone, e que vem experimentando quedas de eletricidade e de internet devido à crise econômica atual. O Dash Text foi financiado por uma proposta à tesouraria da Dash:

De acordo com o cofundador e CTO do Dash Text Lorenzo Rey, ele foi inspirado pela falta de acesso a telefones apropriados para o uso da Dash, assim como pelo popular serviço de carteira SMS baseado em Bitcoin Cash CoinText:

“Eu vi quantas pessoas queriam usar a Dash, mas não podiam por conta do sinal ruim ou dos celulares ruins, mas a ideia veio de um serviço similar na Venezuela que usa SMS para pagamentos em bolívares. Eu comecei a procurar se já havia algo similar no mundo crypto e encontrei o CoinText. Tentei contatá-los mas não obtive resposta, então resolvi desenvolver o meu próprio.”

O Dash Text está atualmente em teste beta público e está disponível para uso dos clientes da Movistar, uma das três grandes companhias de telecomunicação na Venezuela. Espera-se que o suporte das outras duas venha com o lançamento completo da plataforma.

O Dash Text permite remessas praticamente gratuitas sem precisar de acesso à internet

Um grande benefício do Dash Text é sua aplicabilidade às remessas. Isto é devido a habilidade de qualquer pessoa no país receber fundos a partir do seu celular independentemente de acesso à internet, instantaneamente, de qualquer lugar do mundo, permitindo pagamentos de remessas praticamente gratuitos. Isto é particularmente importante na Venezuela por conta da forte dependência do país em pagamentos de remessa em meio a sua crise econômica, assim como novas regulamentações restringindo severamente a indústria de remessas e tornando o recebimento de pagamentos através das fronteiras muito mais difícil.

Além disso, o Dash Text planeja se integrar nos sistemas de POS locais, permitindo que pagamentos em Dash baseados em SMS sejam usados para comprar bens e serviços diretamente, sem precisar transferir ou sacar o pagamento. Um usuário será capaz de receber fundos no seu celular instantaneamente e usá-los para pagar por bens ou serviços como comida.

A história de sucesso da Venezuela com as criptomoedas continua a crescer

A adoção da Dash continua a crescer na Venezuela no que pode ser uma das maiores histórias de sucesso na história das criptomoedas. No decorrer de uma campanha de um ano, conferências mensais foram feitas, e o programa de adoção de comerciantes recebeu mais de 1 500 comerciantes, praticamente metade do total global da Dash. De acordo com o chefe de desenvolvimento de negócios do Dash Merchant Venezuela Alejandro Echeverria, isto é devido ao time profissional e dedicado de vendas e suporte ao consumidor do projeto:

“A principal razão [para a adoção incrível da Dash na Venezuela] é porque temos um time especializado focado em convencer e ensinar comerciantes como aceitar a Dash. Temos 12 agentes de vendas, três assistentes executivos, e três agentes de Q&A, todos eles trabalhando alinhados para para receber o máximo de comerciantes que conseguirmos. Mas não é só o número que é importante. A chave para o sucesso é garantir que todos os comerciantes têm as informações certas e que está tudo claro, este trabalho de qualidade garante um relacionamento de longo prazo. Além disso, o centro de suporte do Dash Help é importante para criar confiança porque eles sabem que podem nos ligar a qualquer momento para resolver qualquer questão/problema que eles possam ter.”

Finalmente, Echeverria nota que nenhuma outra criptomoeda chega perto da Dash em termos de uso real para compras na Venezuela:

“Atualmente, a Dash é a única criptomoeda que está sendo promovida como método de pagamento, e a única que tem mais de 1 500 comerciantes, incluindo franquias locais e internacionais. O Bitcoin é o primeiro em termos de informação, mas as pessoas o veem como um investimento financeiro. A Dash é conhecida como um método de pagamento e é a moeda número 1 em termos de adoção e uso real.”