Durante meses, o dia 1 de agosto parece que será grande no mundo de Bitcoin. Isto é como uma versão em criptografia do Y2K: Vamos garfiar a Bitcoin? Em caso afirmativo, em quantas cadeias? Qual cadeia (s) sobreviverá? Será que Bitcoin sobreviverá ao potencial de caos e confusão?
Quando o acordo Segwit2x foi bloqueado recentemente, muitos medos foram aliviados e os observadores sentiram que a crise acabou … ou pelo menos foi atrasada. No entanto, um dos potenciais garfos—Bitcoin Cash—anunciou que, independentemente do Segwit2x estar bloqueado, ele será, dia 1º de agosto.
O que é a Bitcoin Cash? O que é diferente da Bitcoin? E, mais importante para os usuários do Dash, como o Bitcoin Cash se compara a Dash?
(Nota: para este artigo, o novo garfo será referido como “Bitcoin Cash” e a cadeia existente será referida como “Bitcoin”. Isto é por uma questão de facilidade de leitura e não implica maior suporte para um Ou outra cadeia, nem exclui a possibilidade de que a cadeia agora conhecida como “Bitcoin Cash” acabará por ser conhecida simplesmente como “Bitcoin”.)
Bitcoin Cash: A nova moeda na cadeia de blocos
A coisa mais importante para saber sobre a Bitcoin Cash é que é um duro garfo da Bitcoin, mas começa com a mesma cadeia de blocos. Muitos altcoins, como a Dash, são garfos da Bitcoin, mas eles começam com sua própria cadeia de blocos, que é completamente distinta da cadeia de bitcoins. Então, aqueles que querem possuir um desses altcoins devem minar ou comprar moedas naquela cadeia de blocos. A Bitcoin Cash, no entanto, é diferente. Se alguém possuir moedas na principal cadeia de bitcoins (e, lembre-se, se você não controla as chaves privadas, você não possui as moedas), então ele terá o mesmo número de moedas no novo bloco de caixa Bitcoin Cash quando Lançado.
Por exemplo, digamos que Sarah possui 10 Bitcoins em 31 de julho. Isso significa que quando a Bitcoin Cash for lançada no dia 1 de agosto, ela terá 10 Bitcoin e 10 Bitcoin Cash. (Nota: sua capacidade de gastar nessas cadeias separadas dependerá de sua carteira). Considerando que o futuro da Bitcoin Cash já está sendo negociado por cerca de US $500/moeda, esta poderia ser uma boa bonança para os hodlers da Bitcoin.
Inicialmente, a Bitcoin Cash será quase idêntico ao Bitcoin, com algumas diferenças importantes. Em primeiro lugar, a Bitcoin Cash começará com um limite de 8MB de bloqueio, oito vezes maior que o atual limite de tamanho da Bitcoin. O acordo Segwit2x implementa uma duplicação do limite de blocos para 2MB em três meses na principal cadeia Bitcoin, mas muitos observadores questionam se isso realmente será implementado.
Outra diferença importante é que a Bitcoin Cash não implementará Segwit ou Replace-By-Fee em sua cadeia. Tanto a Segwit como a RBF têm sido controversas na comunidade da Bitcoin e a Bitcoin Cash é direcionada para aqueles que acreditam que essas duas “melhorias” são prejudiciais para a Bitcoin se tornar um “sistema de caixa eletrônico ponto a ponto”. A Bitcoin Cash também planeja implementar proteções Contra conflitos entre as duas cadeias da Bitcoin, de modo que os fundos não podem ser roubados ou apagados de uma cadeia concorrente.
Bitcoin Cash vs. Dash
Há muitas razões para que os defensores da Dash recebam a adição da Bitcoin Cash ao ecossistema de cryptocurrency. Como a Dash, a Bitcoin Cash está se esforçando para cumprir a visão original de Satoshi da Bitcoin como um sistema de caixa eletrônico peer-to-peer. Ambos os usuários da Dash e os defensores da Bitcoin Cash reconhecem que os blocos maiores são necessários se a cryptocurrency for competir contra o sistema financeiro existente, que processa milhares de transações por segundo, muito além das capacidades de uma cryptocurrence de 1MB de blocos.
Além disso, como os defensores do Bitcoin Cash, a maioria na comunidade Dash desconfiar de usar hacks de software como o Segwit para resolver o problema de escala. Embora possa ser muito recomendável implementar o Segwit, não é um meio de longo prazo para criar uma rede de pagamento peer-to-peer robusta e global.
Agora vejamos algumas diferenças específicas entre Bitcoin Cash e Dash.
Tamanho do bloco
No dia 1 de agosto, quando o Bitcoin Cash se ativar, ele suportará blocos de 8MB, em comparação com os blocos de 1MB da Dash. No entanto, a Dash já planeja duplicar seus blocos até o final de 2017, e seu roteiro inclui planos para aumentar o tamanho dos blocos para um enorme 400MB. Como a Bitcoin Cash é fundada por “big-blockers”, é provável que ele também acabe aumentando além de 8MB.
Rede de 2 níveis
Embora os fundadores da Bitcoin Cash acreditem na escala da cadeia, quanto pode realmente dimensionar na prática? Um problema importante com o dimensionamento em blocos é o hardware necessário para suportá-lo. A Bitcoin Cash, pelo menos inicialmente, tem o mesmo design subjacente que a Bitcoin, o que significa que dependerá de nós voluntários. Com nós voluntários, uma cadeia de blocos só pode lidar com tanto tráfego antes que esses nós estejamos sobrecarregados.
A Dash, por outro lado, implementou uma rede de 2 níveis (“Masternodes”) incentivada, que permite uma expansão exponencial dos requisitos de hardware para suportar blocos muito maiores.
Governança
O debate de escala Bitcoin durou anos sem resolução. A causa subjacente desta indecisão é a falta de um mecanismo de governança na Bitcoin. É difícil – às vezes quase impossível – de que os desentendimentos dentro da comunidade da Bitcoin sejam resolvidos. A Bitcoin Cash enfrentará o mesmo problema. Talvez alguns anos na estrada, outra polêmica entra em erupção em relação ao Bitcoin – como o Bitcoin Cash resolverá? Pode ser lançado em outra situação insolúvel como a que a engendrou em primeiro lugar.
A Dash possui uma governança integrada: através da votação Masternode, as controvérsias podem ser resolvidas com mais facilidade e o projeto pode avançar. Embora isso não garanta a prevenção de uma divisão da comunidade, torna-se muito menos provável.
Experiência ao usuário
Desde a sua criação, a Bitcoin dependia de terceiros para criar experiências aos usuários amigáveis e intuitivas. Aqueles que estiveram envolvidos com Bitcoin por um tempo sabem que isso foi atingido ou perdido (principalmente falta). Bitcoin ainda é incrivelmente difícil para uma pessoa não tecnológica média usar. A Bitcoin Cash, como continuação da Bitcoin, enfrentará os mesmos problemas.
Dash, no entanto, está desenvolvendo o Evolution o que tornará a criptografia tão fácil de usar quanto a Paypal, mantendo suas bases descentralizadas, peer-to-peer. Um sistema de caixa verdadeiramente viável deve ser fácil para qualquer um usar, e a facilidade de utilização será um componente-chave de qualquer cryptocurrency que receba a adoção do mainstream.
A batalha para cumprir a visão de Satoshi
Quando a Bitcoin foi criada pela primeira vez, ela foi promovida como um sistema de caixa eletrônico peer-to-peer. Desde então, a Bitcoin evoluiu para mais de uma loja de valor do que um sistema de caixa. Se isso é bom ou não é para o mercado decidir. Mas uma coisa é certa: ainda há necessidade de um sistema de caixa como o que Satoshi imaginou primeiro. Até agora, a Dash foi a única grande criptografia focada em cumprir essa visão. Com a ativação da Bitcoin Cash, haverá outro jogador nesse espaço. Avançando, o mercado decidirá qual é o melhor local para ser a revolução que Satoshi pretendia.