A adoção da Dash por comerciantes cresceu significativamente na Venezuela, passando dos EUA como maior destino para comércio em Dash.
No momento da escrita, o DiscoverDash lista mais de 1250 negócios pelo mundo que aceitam Dash como pagamento, 273 deles na Venezuela, mais de 20% do total mundial. Isto supera o número total de empresas aceitando Dash nos Estados Unidos — segundo maior país em adoção — que tem 255 empresas no momento. New Hampshire, que é uma área significativa de adoção das criptomoedas, apesar de sua pequena população, está inclusa nesses dados, com 69 listagens.
WOW, I just arrive in #Venezula 🇻🇪 about an hour ago and I mange to get a taxi and have lunch and pay with #Dash – #Cryptocurrency #Revolution #Dashbr #DashNation #DigitalCash #Crypto #Blockchain #DashDinheiroDigital #Bitcoin #RodrigoDigital #dashpay #TokenizeTheWorld pic.twitter.com/ABpXP6Cxqw
— Rodrigo Dash Brazil (@rambrissi) June 14, 2018
Dessas empresas listadas, 165 estão na capital Caracas, a cidade com maior concentração de empresas que aceitam Dash no mundo. Isso equivale a cerca de uma empresa aceitando Dash para cada 11 000 pessoas, o que está atrás somente de Portsmouth e Keene em New Hampshire, que têm praticamente 10 vezes mais empresas aceitando Dash per capita devido à sua pequena população.
A disparada em adoção foi resultado de um time profissional e dedicado
Os ganhos significativos de adoção da Dash na Venezuela foram possibilitados por um time profissional dedicado a essa tarefa. A iniciativa Dash Merchant na Venezuela inclui um programa de embarque de comerciantes, assim como uma central de ajuda onde usuários em potencial podem ligar e receberem suporte, algo raro no mundo virtual e descentralizado das criptomoedas.
https://www.youtube.com/watch?v=EmS3IrHTB90
O chefe de desenvolvimento de negócios do Dash Merchant Venezuela Alejandro Echeverría vê progresso significativo na região, com centenas de novos comerciantes a cada semana sendo esperadas no futuro próximo, incluindo grandes varejistas:
“Estamos verdadeiramente animados com nossos resultados. No primeiro mês testamos nossas estratégias e fizemos muitas melhorias, agora estamos no nosso segundo mês e aproximadamente 100 comerciantes estão se filiando a cada semana. Queremos chegar a aproximadamente 200 por semana no próximo mês. Também estamos negociando com grandes companhias e franquias, esperamos que eles embarquem muito em breve já que todos os dias há mais e mais comerciantes, também é uma questão de confiança e levamos isso muito a sério. Acreditamos que é o caminho certo a seguir para verdadeira adoção em massa da Dash na Venezuela e estamos mostrando que é possível.”
Operações profissionais como essa são possibilitadas pela tesouraria da Dash, que permite que uma porção do suprimento da moeda criado e arrecadado a cada mês seja usado para desenvolvimento e outros propósitos, permitindo que a Dash evolua mais rápido que projetos dependentes exclusivamente de trabalho voluntário.
Economias em dificuldade têm o maior crescimento de adoção
Os setores da economia global que passam pela maior fricção nas transações e armazenamento de valor são os casos de uso primários para a Dash, e isso influenciou bastante quais áreas estão sendo as primeiras a adotá-la no comércio. A Venezuela é a área mais forte de adoção da Dash por causa dos problemas com a moeda do país, que experimentou desvalorização intensa. Isso pode ser altamente disruptivo para o comércio, obrigando os comerciantes a mudarem constantemente os preços dos bens e serviços, assim como as poupanças, que são muito afetadas.
Venezuela 🇻🇪 Sushi 🍣 bill was $28 , the Fiat bills you see on the table is the equivalent of 0.03 cents, I would need a suitcase of money to pay for this meal, But we payed it with @Dashpay #Cryptocurrency #Revolution #Dash 🇧🇷 #Dashbr #DashNation $Dash #TokenizeTheWorld pic.twitter.com/AkLelek29q
— Rodrigo Dash Brazil (@rambrissi) June 14, 2018
O outro caso de uso primário onde a Dash está progredindo inicialmente é na indústria legal da cannabis. Por conta das complicações legais e do seu efeito na indústria bancária, os negócios de cannabis têm problemas em adquirir contas bancárias e em processar pagamentos, levando as empresas a operarem exclusivamente em dinheiro. Isto levou a um grande mercado para a Alt Thirty Six se desenvolver, uma solução para comerciantes exclusiva da Dash voltada para essa indústria. Aproveitando a Dash com a Alt Thirty Six, as empresas de cannabis podem reduzir as taxas do manuseio de dinheiro de 30% para 1% usando Dash.