Apesar de alguns analistas ainda manterem a esperança de uma súbita reversão, parece que a grande bolha de 2017 acabou. O Bitcoin, e as altcoins como a Dash, testemunharam seus preços darem dois passos para frente e três passos para trás, em uma queda contínua desde o final de Dezembro. Aqueles que compraram somente uma quantidade com a qual podiam arcar têm pouco para se preocupar, já que o Bitcoin já teve quatro grandes bolhas antes e certamente terá uma quinta. Em algum ponto.

Lento e constante? Nah!

As criptomoedas não são particularmente boas no crescimento lento e constante exemplificado por ações e por outros ativos “tradicionais”. Em vez disso, elas tendem a desenvolver seus preços em enormes bolhas que acabam estourando, mas não sem reter alguns de seus ganhos. Por exemplo, a Dash (chamada de “Darkcoin” na época) teve uma grande bolha em Maio de 2014, subindo de cerca de 0.50 USD para 15 USD em um intervalo de seis semanas.

A bolha da Dash estourou, levando o preço até 1.80 USD em certo ponto. No entando, depois do preço recorde de 1 600 USD por Dash em 2017, é virtualmente certo que a moeda acabará valendo significativamente mais do que os seus 15 USD da última bolha. Até mesmo uma queda de 95% do preço recorde iria equivaler a 80 USD por Dash, o que ainda é um ganho enorme para aqueles que estão investidos desde 2016 ou antes disso.

A próxima bolha

Agora que esta bolha acabou, quais serão os sinais da próxima? Muitos atribuíram a última subida ao envolvimento de Wall Street e de investidores institucionais. A próxima provavelmente será causado por um dos seguintes fatores:

ETF — Se/quando o SEC aprovar um Fundo de Índices Cotados de Bitcoin (ETF), isso faria com que fosse muito mais fácil para investidores comuns ganhar exposição ao Bitcoin. Ações em um ETF podem ser compradas e vendidas tão facilmente quanto as de um fundo mútuo, e podem ser mantidas em contas com privilégios tributários como 401(k)s e IRAs. Quando o ouro conseguiu o seu primeiro ETF, o preço praticamente quintuplicou.

Fundos soberanos — É provável que, alguma hora, os governos percebam o Bitcoin e comecem a adicioná-lo aos seus fundos soberanos e às suas reservas de moeda estrangeira. Assim como os bancos centrais são os maiores proprietários de ouro no mundo, eles podem acabar se tornando grandes proprietários de criptomoedas. Existe uma vantagem significativa para os pioneiros aqui, a primeira nação que aderir ao Bitcoin provavelmente levará outros a fazerem o mesmo.

Grande adesão — Se um grande varejista aderisse ao Bitcoin ou a outra moeda digital, isso poderia levar à próxima bolha no preço. Por anos, a Amazon foi vista como o “Santo Graal” da adesão pelo varejo, apesar de que outros grandes varejistas como o Walmart também poderiam causar um grande impacto. Da mesma maneira, se um grande banco integrasse completamente criptomoedas em seu serviço de online banking, isso poderia gerar um grande interesse nos investidores.

A Dash se destaca

Esta última área é onde a Dash realmente tem o potencial para brilhar. Enquanto o Bitcoin enfrenta lentidão nas confirmações, altas periódicas nas taxas, baixa vasão de transações e governança disfuncional, a Dash tem a solução para todos esses problemas. Os Bitcoiners parecem estar satisfeitos que suas moedas sirvam meramente como um ouro digital, pelo menos por agora. Outras altcoins estão se focando em contratos inteligentes e outras soluções de alta tecnologia como computação em nuvem, armazenamento em nuvem, Inteligência Artificial e semelhantes.

Ao se focar em pagamentos, a Dash conseguiu outra via de crescimento para si. Claro, a próxima bolha cripto será uma maré que irá subir todos os barcos, como aconteceu em 2017. Mas com a Dash, não precisaremos esperar a próxima bolha geral das criptomoedas para ver nosso preço crescer.

Se os esforços da Dash no Zimbábue na Venezuela forem bem-sucedidos, por exemplo, nós poderíamos ganhar uma adesão difundida (e que cresce o preço). Se a Alt36 e outras propostas voltadas para o varejo derem resultado, nós poderíamos da mesma maneira observar um crescimento de preço significativo. Se o Time Core (ou qualquer outra DAO da Dash) for bem sucedido em se integrar com uma grande rede de pagamentos ou de remessas, provavelmente o preço cresceria em seguida.

A Dash não é o tipo de moeda que é somente um “ouro digital” comum. Ao servir como uma rede de pagamento, a Dash se deu espaço para crescer para além dos domínios da especulação em criptomoedas. Com o InstantSend, taxas baixas, um time de desenvolvimento grande e ativo, um planejamento claro e uma boa governança/financiamento, a Dash tem uma chance excelente de ganhar valor tanto dos especuladores das criptomoedas quanto da adesão real dos varejistas.