Desde a criação do Bitcoin, a cryptocurrency expandiu-se muito além da visão original de Satoshi de um sistema eletrônico de caixa descentralizado peer-to-peer. Especialmente com o advento da Ethereum, vemos que a tecnologia blockchain está sendo aplicada praticamente em todos os negócios, se faz sentido ou não. Em cada indústria que a tecnologia blockchain vir a entrar, ela enfrentará desafios únicos para essa indústria, sejam eles técnicos, legais ou culturais.

A Dash, é claro, está focada no laser para se tornar “dinheiro digital”, ou seja, cumprindo a visão original de Satoshi, conforme descrito no documento branco original da Bitcoin. O próprio Bitcoin está aparentemente abandonando esse objetivo, e a Bitcoin Cash está apenas começando, o que significa que a Dash – com seus recursos InstantSend e PrivateSend – está fortemente posicionada para dominar esse mercado no longo prazo. No entanto, isso não significa que não haverá obstáculos significativos a superar. Aqui estão quatro dos desafios mais notáveis.

1) Escalação

Todos agora conhecem os problemas de escala da tecnologia blockchain. Por sua própria natureza, as cadeias de bloqueio não se dimensionam bem, pois geralmente exigem a cópia de todos os dados para cada nó na rede. Bitcoin tem esse problema, assim como Ethereum, Dash, Monero e qualquer tecnologia baseada em bloco. Se um projeto não precisa de um grande número de transações para ter sucesso, então talvez não encontre problemas de escalabilidade no futuro próximo. Mas o dinheiro digital, em particular, enfrenta um problema de escala muito grave. A Bitcoin Core, aparentemente, decidiu se tornar uma loja de valor em vez de um sistema de caixa. Mas projetos como os da Dash e da Bitcoin Cash que buscam ser dinheiro digital absolutamente devem abordar o problema de escala.

Felizmente, medidas significativas já foram tomadas para enfrentar esse desafio. A rede Masternode incentivada tem potencial para escalar capacidades de hardware muito maiores do que a rede voluntária de nó Bitcoin. Além disso, a equipe do núcleo da Dash já está desenvolvendo código para aumentar o limite do tamanho dos blocos para permitir mais transações por segundo do que a Bitcoin permite. Mas estas são apenas batalhas iniciais na guerra de escalabilidade; A Dash precisará continuar empurrando os limites da escala na cadeia para se tornar uma rede de pagamentos global.

2) Atualizações de rede lisas

No passado mês de fevereiro, a Dash lançou uma atualização para sua rede. Esta atualização foi por todas as contas um sucesso, implementado em toda a rede de forma relativamente rápida e indolor. Em comparação com a atualização da rede Bitcoin, foi indolor. Mas isso não significa que foi perfeito. Durante dias, o InstantSend não estava disponível e as comunicações precárias sobre o progresso da atualização deixaram muitos usuários se perguntando quais recursos estavam funcionando ou não.

Se a Dash for uma rede e moeda de pagamento global, não pode haver falhas quando atualizadas – uma atualização não deve sequer notar no usuário típico. A pessoa média não achou aceitável experimentar qualquer indisponibilidade ou limitações em gastar dinheiro devido a uma atualização de software. Felizmente, a atualização de fevereiro realmente incluiu alguns recursos para tornar futuras atualizações ainda mais suaves. Para o sucesso a longo prazo, a Dash deve procurar redes de pagamento existentes, como a Visa e etc…  Sistema padrão para o tempo de atividade.

3) Volatilidade dos preços

Todos os envolvidos na cryptocurrency sabem que a volatilidade dos preços é um fato da vida para criptos. Mas as flutuações extremas no preço não são aceitáveis ​​para o dinheiro do dia-a-dia. Imagine ir à loja com US $ 100 disponíveis no seu cartão de débito. Quando você chega ao contador de pagamento com o seu valor de $ 95 em compras, no entanto, seu cartão tem apenas US $ 90. Isso seria como viver em uma economia hiper-inflacionária – algo que a maioria das pessoas nos países desenvolvidos não aceitaria.

Para ser dinheiro digital, o valor da Dash precisará ser muito mais estável. Paradoxalmente, é o aumento no uso de Dash como dinheiro digital que pode trazer a estabilidade que Dash precisa. Pois, se as pessoas estão usando a Dash regularmente para comprar e vender bens e serviços, haverá menos especuladores, bombas e despejos. É um ciclo de auto-correção. O desafio será atravessar o limiar de um investimento especulativo ( a Dash é o que é mais importante) para uma moeda do dia-a-dia ( O que a Dash procura ser um dia).

4) Conseqüências fiscais

Atualmente, nos Estados Unidos, a criptografia é considerada uma “mercadoria” para fins fiscais. Isso significa que, quando se troca Dash para a moeda emitida pelo governo, como o dólar, o vendedor deve declarar isso como um evento de imposto. Por exemplo, digamos que comprei dez Dash’s a US $ 100 cada. Eu então vendi esses Dash em $ 300. Eu serei tributado no lucro de US $ 2.000 que eu vi nessas transações. Este é um tratamento normal para um investimento, mas é incrivelmente pesado para uma moeda usada regularmente.

Por exemplo, imagine o seguinte cenário:

  • Comprei 10 Dash’s a $100 cada.
  • Mais tarde, naquele dia, comprei uma xícara de café por $2,50, o que me custou 0,027 Dash’s (Dash a $90,00 cada).
  • No dia seguinte, eu compro um livro por $20,00, o que me custou 0,16 ( Dash em $125,00).
  • Uma semana depois, eu comprei alguns jeans por $50,00, o que me custou 0.33 Dash ( Dash a $150,00).

Eu continuo fazendo compras assim até minhas moedas Dash acabarem. De acordo com a legislação tributária vigente dos EUA, é obrigado a acompanhar todas essas compras, juntamente com o preço da Dash no momento da compra, e a diferença entre esse valor e o valor quando comprei o Dash original. Claramente, a pessoa média não quer se preocupar com esse tipo de contabilidade.

Este problema precisa de soluções legais. Felizmente para os residentes dos EUA, dois legisladores apenas na semana passada apresentaram um projeto de lei que faria qualquer compra de mercadorias com menos de US $ 600 por criptografia isenta de imposto sobre ganhos de capital. Se este projeto de lei se tornar lei, será um grande passo para ajudar as criptografias como a Dash, a tornarem-se em dinheiro digital, e espero que guie outras jurisdições para afrouxar as consequências fiscais do uso de criptografia como dinheiro digital. Até agora, no entanto, o IRS e outras autoridades fiscais simplesmente não sabem como lidar com a criptografia. São mercadorias como o ouro? São títulos como ações? Ou são moedas como o dólar? Dependendo da situação, a resposta a todas as três questões pode ser “sim”. Até que seja esclarecido, esta questão é provavelmente o desafio mais difícil que a Dash enfrenta em sua busca para se tornar dinheiro digital.

Bem posicionado, mas a raça não acabou

Com a sua rede Masternode, bem como os recursos InstantSend e PrivateSend, a Dash é superior à maioria das outras criptografias para uso como caixa digital. Mas isso não significa que o sucesso da Dash é uma conclusão inevitável. Ele terá que superar alguns obstáculos significativos para ser o método de pagamento mundial de escolha que ele aspira a ser.