Durante períodos de grandes altas, a comunidade das criptomoedas tende a se focar nas ações do mercado; e, enquanto isso pode ser emocionante, especialmente para aqueles que têm fortunas significativas investidas, alguns membros da comunidade Dash desencorajam dar muita atenção para o preço. Ainda que a tecnologia por trás do projeto, assim como seu uso, seja bem mais importante do que o que a especulação do mercado está oferecendo no momento, a subida do preço em si pode ter um efeito positivo para a viabilidade da rede. Aqui vão os motivos para o aumento de preço fortalecer a rede:

O aumento de preço torna a mineração mais lucrativa, o que aumenta o hashpower da rede e, portanto, a segurança

Um dos fundamentos das criptomoedas baseadas em proof-of-work é o hashpower. Quanto maior o número ou mais poderosos os mineradores competindo pelo suprimento da moeda, maior fica o hashrate da rede, e mais difícil é atacá-la. A recompensa é dividida entre mineradores, significando que uma hashrate crescente, enquanto boa para a segurança da rede, torna mais difícil que mineradores individuais tenham lucros. Um preço crescente da Dash quer dizer que é mais lucrativo minerar, o que por sua vez quer dizer que mais mineradores e hashrate maior podem ser mantidos, resultando em uma rede mais segura.

Masternodes caros tornam a rede mais resistente a ataques sybil

Masternodes cumprem um papel importante na rede, executando importantes funções especiais no segundo plano, tais como transações instantâneas ou privadas assim como votando para a alocação dos recursos da rede e outras decisões críticas. Um masternode requer que um operador prove a possessão de 1 000 Dash para ser executado. Um aumento no preço resulta em um aumento de dificuldade da obtenção de um masternode. Isso quer dizer que qualquer tentativa de se apossar de uma porção significativa da rede será proibitivamente cara, e provavelmente enriquecerá os proprietários atuais da Dash ainda mais ao valorizar o preço.

Grandes recompensas para masternodes desincentivam o conflito entre os nós e incentivam bom hardware/banda larga.

Toda decisão econômica envolve trocas intrínsecas; e, ao segurar os fundos para executar um masternode, um investidor está impossibilitado de fazer trading no mercado. Masternodes recebem pagamentos regulares para incentivar a execução dos nós. Isso acontece de duas maneiras. Primeiramente, ao pagar os operadores de nós para não movimentarem os seus fundos, isso protege o valor da Dash da especulação excessiva do mercado, e mantém os operadores rodando os nós por um longo período. Em segundo lugar, uma quantidade maior de pagamentos quer dizer mais recursos disponíveis para garantir que um nó está rodando tranquilamente, incluindo hardware e largura de banda mais robustos. Quanto maior o preço, mais os masternodes estarão incentivados a manter seus investimentos em Dash, e investir na viabilidade futura do nó que eles rodam.

Um tesouro vasto atrai desenvolvedores de maior talento e disponibilidade

Finalmente, ter uma tesouraria bem financiada permite a contratação de desenvolvedores de elite. Em certo ponto, um financiamento maior não pode comprar mais qualidade ou quantidade de código, mas ele pode garantir que sempre haja orçamento disponível para os melhores no mercado. Além disso, mais fundos permitem a contratação de pessoal auxiliar para tomar posições no gerenciamento do time. Assim os desenvolvedores podem se focar em programar, não em distrações. Por último, quanto maior o valor e capitalização de mercado de uma criptomoeda, mais “sério” o projeto se torna, e assim atrai o interesse dos melhores no campo buscando trabalhar em projetos de nível semelhante.